Este percurso encontra-se localizado numa paisagem profundamente alterada pela barragem da Ribeira da Meimoa, construída em 1982. Pode observar-se aves aquáticas como o mergulhão-de-crista que aqui passa o Inverno, alguns casais de pato-real que nidificam nestas águas, a alvéola-cinzenta e alvéola-branca que percorrem as margens em busca de insetos. A cegonha-preta esconde-se nos vales circundantes, bem como o texugo que se distribui mais regularmente na periferia da Serra. Os bosques de carvalho-negral, de folha caduca, típicos da zona centro da Serra da Malcata, protegem no seu subcoberto espécies como a rosa-albardeira.
Com início e fim junto ao painel informativo da margem esquerda do paredão da Barragem da Meimoa, este pequeno percurso acompanha a este, o plano de água da albufeira, onde encontra uma mesa interpretativa sobre as aves aquáticas predominantes no local. Subindo a meia encosta do Monte do Sobreiral, alcança-se o ponto mais alto - a Fonte do Carapeteiro, nas proximidades - de onde se avista toda a extensão da Albufeira da Meimoa e grande parte da Serra da Malcata. O percurso continua por áreas arborizadas de carvalhal, medronhal e pilriteiros, regressando pela linha de festo do Monte do Sobreiral, acompanhado de vistas privilegiadas.
ROTA
Início e fim: Albufeira da Meimoa.
Coordenadas: 40.25888887146549, -7.139722203002518
Épocas aconselhadas: Todo o ano.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de Informação Turística de Penamacor: 277 394 106
ICNF (RNSM): 277 394 467
GNR (Penamacor): 277 394 274
Bombeiros Voluntários Penamacor: 277 394 122
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.