As águas da albufeira da Barragem da Meimoa torna o Percurso do Sobreiral num ótimo passeio para observar aves (birdwatching).

As águas da albufeira da Barragem da Meimoa torna o Percurso do Sobreiral num ótimo passeio para observar aves (birdwatching).

PERCURSO DO SOBREIRAL,

RESERVA NATURAL DA SERRA DA MALCATA

Este percurso encontra-se localizado numa paisagem profundamente alterada pela barragem da Ribeira da Meimoa, construída em 1982. Pode observar-se aves aquáticas como o mergulhão-de-crista que aqui passa o Inverno, alguns casais de pato-real que nidificam nestas águas, a alvéola-cinzenta e alvéola-branca que percorrem as margens em busca de insetos.

A cegonha-preta esconde-se nos vales circundantes, bem como o texugo que se distribui mais regularmente na periferia da Serra. Os bosques de carvalho-negral, de folha caduca, típicos da zona centro da Serra da Malcata, protegem no seu subcoberto espécies como a rosa-albardeira.

Com início e fim junto ao painel informativo da margem esquerda do paredão da Barragem da Meimoa, o percurso do Sobreiral  acompanha, a este, o plano de água da albufeira, onde se encontra uma mesa interpretativa sobre as aves aquáticas predominantes no local.

Subindo a meia encosta do Monte do Sobreiral, alcança-se o ponto mais alto - a Fonte do Carapeteiro, nas proximidades -  de onde se avista toda a extensão da Albufeira da Meimoa e grande parte da Serra da Malcata. O percurso continua por áreas arborizadas de carvalhal, medronhal e pilriteiros, regressando pela linha de festo do Monte do Sobreiral, acompanhado de vistas privilegiadas.

 

ROTA

Início e fim: Albufeira da Meimoa.

Coordenadas: 40.25888887146549, -7.139722203002518

Épocas aconselhadas: Todo o ano.

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo:
PR5 - Percurso do Sobreiral.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Informação Turística de Penamacor: 277 394 106 

ICNF (RNSM): 277 394 467

GNR (Penamacor): 277 394 274

Bombeiros Voluntários Penamacor: 277 394 122

6,5Km Distância
Circular Tipo
2h24 Duração
269m Descida Acum.
269m Subida Acum.
Fácil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.