ruínas de um casario na serra de sicó

Vestígios de povoados na Serra de Alvaiázere.

ROTA DO AZEITE,

SICÓ-ALVAIÁZERE

A Rota do Azeite começa por acompanhar parte da rede de percursos pedestres do Município de Alvaiázere, subindo à Mata do Carrascal pelo traçado do PR1 AVZ, para depois continuar a par com este percurso até à entrada do lugar da Mata, na base da Serra de Alvaiázere.

Uma vez abandonado o traçado do PR1 toma-se a direção dos Megalapiás da Mata pelo PR4, que permitirá chegar rapidamente ao lugar da Mata de Baixo. Aqui colocam-se duas possibilidades: atravessar a estrada de alcatrão e seguir em frente e logo depois virar à direita, acompanhando a Ribeira das Barrocas ou seguir pela estrada de alcatrão até à aldeia do Bofinho. A primeira opção é a mais recomendada nos períodos da primavera e verão. Já a segunda é a mais indicada para as épocas de maior chuva.

Todavia, ambas as opções levam o caminheiro à aldeia do Bofinho e depois à nascente do Olho do Tordo (agora a acompanhar o PR3).

ribeiro encaminhado para uma azenha em ruínas

Azenha em ruínas.

Depois de um pequeno troço ao longo do Ribeiro do Tordo, chega-se a uma azenha tradicional e inicia-se a subida para Bouxinhas (agora acompanhando também a GR35 – Grande Rota de Alvaiázere). Só na aldeia seguinte (Vale da Couda), é que a GR26 se separa da GR35 e do PR3 AVZ, continuando por um caminho em calçada até Almoster.

Ao passar as ruínas da Igreja Velha de Almoster, segue-se para Santa Cruz e Fonte da Escusa, entrando depois no “Vale da Abelha”, ao atravessar o rio Nabão. Percorre-se o caminho que ladeia o rio para montante (cerca de 700 m), subindo depois para a Gesteira e Portela do Fojo, na base do Cabeço do Lelo, que se sobe até aos moinhos e aldeia das Corujeiras.

Ao descer toma-se a direção de Abiúl, passando pela Quinta da Graça.

NOTA: É um percurso algo difícil pelos quase 28km de extensão mas também pelos mais de 500 metros de desnível positivo. Aconselha-se o transporte de alimentação leve e líquidos para hidratação constante, pois é um percurso sem qualquer infraestrutura de apoio pelo caminho.

Fonte e fotografias Câmara Municipal de Pombal e Terras de Sicó. jun2024

 

ROTA

Início e fimCâmara Municipal de Alvaiázere | Largo da Igreja de N. Sra. das Neves, Abiúl

Coordenadas: 39.825301, -8.38278039.872748, -8.538706

Épocas aconselhadas: Primavera e verão. 

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: descarregar aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó: 236 912 113/4

GNR (Pombal): 236 244 020

Bombeiros Voluntários de Pombal: 236 212 122

27,5Km Distância
Linear Tipo
8h Duração
150 Alt. Mínima
336 Alt. Máxima
Difícil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.