buracas do casmilo

Buracas do Casmilo. Um dos pontos altos da Rota do Lapiás.

ROTA DO LAPIÁS,

SICÓ-ALVAIÁZERE

O percurso inicia-se com a travessia da Ponte Românica sobre o rio Anços, e segue pela estrada principal até junto da Quinta do Tojal, tomando depois um caminho de terra batida que sobe para a aldeia dos Poios e daí para a Escarpa da Senhora da Estrela. Aqui, recomenda-se uma paragem para recuperar forças e aproveitar a vista sobre o vale e contemplar os pormenores deste impressionante espelho de falha.

De seguida ruma-se para Casais de S. Jorge. A entrada na aldeia é feita por um caminho murado. Percorrem-se as ruas da aldeia e toma-se um caminho rural de ligação a Degracias. Neste pequeno troço observam-se duas dolinas.

Continuando na direção do Largo da Igreja percorre-se a Rua Galega e, seguidamente, a Rua 1 de Maio, à saída da qual se entra num novo caminho rural ao fim do qual se encontra logo outra dolina. Entretanto aproximamo-nos da aldeia de Quatro Lagoas, que percorremos pela rua principal, seguindo depois para as Buracas do Casmilo, onde se recomenda uma nova paragem para observar estas singulares formas cársicas.

ruinas romanas em terras de sicó

A região é rica em vestígios da civilização romana.

A caminhada segue em direção ao Casmilo, passando por impressionantes campos de lapiás. Continua-se por caminhos rurais até à Serra de Janeanes, onde pode ser observado o Moinho de Vento, após ligeiro desvio. Segue-se uma descida com excelentes vistas sobre o Vale do Rabaçal - onde passa a GR26 na etapa Penela – Alvorge -, rumo à aldeia vizinha de Fonte Coberta. Aqui o percurso junta-se ao Caminho de Santiago, seguindo a par com o rio dos Mouros até à aldeia do Poço das Casas e, posteriormente, a Conímbriga.

Este último troço coincide com a rota PR1 CDN até Condeixa-a-Velha. A etapa termina no POROS (Museu Multimédia Portugal Romano em Sicó) depois de cruzar o centro da vila de Condeixa-a-Nova.

NOTA: É um percurso exigente pelos quase 30km de extensão. Tem um desnível positivo acumulado de 864 metros. Aconselha-se o transporte de alimentos leves e água. 

Fonte e fotografias Kitato, Câmara Municipal de Pombal, Terras de Sicó. Junho 2024.

 

ROTA

Início e fim: Ponte Românica sobre o Rio Anços, Redinha | Museu PO. RO.S, Condeixa-a-Nova.

Coordenadas: 40.003897, -8.583534 | 40.112018, -8.491841 

Épocas aconselhadas: outono, inverno e primavera.

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aceder aqui.

 

 

CONTACTOS ÚTEIS

Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó: 236 912 113/4

GNR (Pombal): 236 244 020

Bombeiros Voluntários de Pombal: 236 212 122

29,5km Distância
Linear Tipo
8h Duração
69 Alt. Mínima
453 Alt. Máxima
Médio Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.