aldeia no meio da serra

Samerio, uma aldeia onde ainda se vive a essência da Serra da Estrela.

ROTA DE SAMEIRO,

PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA

Palmilhar a Rota de Sameiro é vivenciar a essência das gentes serranas e a sua história. Ao longo do trilho observam-se monumentos de uso religioso e popular, que possibilitam absorver toda uma vivência singular.

Ao nível do património urbano surgem edificações de traça genuína, sendo de realçar a Igreja de São João Baptista e, já na derivação, a Capela de São Lourenço, com todo o seu misticismo associado.

A vida da povoação encontra-se marcada em cada monumento que cruza o caminho, em cada casa de xisto ou de granito, cada “levada” de água fresca, cada campo lavrado, em cada rosto que nos cumprimenta. 

Na derivação que liga Sameiro a São Lourenço somos confrontados com uma paisagem natural para o Ribeiro do Vale do Urso, de encantadora beleza e magnificência.

estrada de terra ladeada por muros de pedra

Estradões, muros de pedra e atividade agrícola são uma constante ao longo da Rota de Sameiro.

Em relação à flora, compõem este percurso espécies como a carqueja, urze, esteva, giesta-pioneira, rosmaninho, freixo, amieiro, pinheiro-bravo, pinheiro-do-oregon e a azinheira entre outras espécies que conferem à Rota de Sameiro uma deslumbrante palete de cores.

A Rota de Sameiro está, em grande parte, coberta por mosaicos de mato, prados abertos, cursos de água, áreas florestais, áreas agrícolas, fornecendo habitats ideais para diversas espécies, designadamente licranço, andorinhão-preto, sapo-comum, boga-comum, corvo, cuco-canoro, ouriço-cacheiro, peneireiro, rela Sardão, lagartixa-ibérica, lagartixa-do-mato, rã-ibérica, poupa, coruja-do-mato, coruja-das-torres, coelho bravo entre outras. Merece especial destaque o morcego-de-ferradura-pequeno que enfrenta risco de extinção elevado.

NOTA: Esta rota pode aumentar para 5,9 km com derivações (ver mapa). 

Fonte e Fotos Trilhos Verdes | Câmara Municipal de Manteigas | Rota de Sameiro | maio2024.

 

ROTA

Início e fim: Junto ao Campo Multiusos, na EN 232.

Coordenadas: 40.408200, -7.489144

Épocas aconselhadas: Primavera, verão e outono. 

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Turismo de Manteigas: 275 981 129

GNR (Manteigas): 275 981 559

Bombeiros Voluntários de Manteigas: 275 982 333

1,3Km Distância
Circular Tipo
1h Duração
616 Alt. Mínima
633 Alt. Máxima
Fácil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.