Rio Bazágueda, Serra da Malcata.
A Rota Moinhos do Bazágueda é um percurso circular com início e fim junto do painel informativo próximo do Parque de Campismo do Freixial, que percorrre uma das paisagens mais marcantes da Serra da Malcata.
Após o seu início, o percurso segue até ao Moinho da Ponte Velha, oferecendo vistas sobre a albufeira formada pela Barragem do Bazágueda, para depois continuar para o Moinho do Manata, o Moinho dos Megres e o Moinho do Maneio.
Tal como indica o nome da rota, os moinhos são o grande tema desta caminhada. Além dos já mencionados, a rota passa também pelo Moinho do José Cavalheiro, Moinho da Quarta e, finalmente, o Moinho e Forno do Conselheiro.
Lontra a brincar na água do rio.
Porém, é também uma rota ao longo da margem direita do rio Bazágueda, o que a torna excelente para a observação de aves - a Garça-real (Ardea Cenerea) é muito comum - e da fauna associada aos habitats ribeirinhos, como a Lontra (Lutra lutra), por exemplo.
O rio Bazágueda, que localmente tratado como ribeira, nasce na Serra da Malcata e desagua no rio Torto que, por sua vez, desagua no rio Erges e este no rio Tejo.
Esta mistura entre natureza e obra humana levou à classificação desta região como Sítio de Importância Comunitária da Serra da Malcata. Os moinhos são um testemunho do papel da moagem no desenvolvimento das comunidades rurais, uma vez que estes antigos engenhos representam a relação entre a economia agrícola e os recursos naturais da região.
Ou seja, a Rota dos Mioinhos do Bazágueda é um livro da história e da natureza da região, e da paisagem ribeirinha de um rio praticamente desconhecido, o rio Bazágueda. É complementar à Rota do Moinho Fundeiro, que também tem início junto ao parque de campismo.
Fonte e fotos Município de Penamacor | março 2025.
ROTA
Início e fim: Junto ao Parque de Campismo do Freixial.
Coordenadas: 40.128333; -7.070833
Épocas aconselhadas: Todo o ano, mas atenção às temperaturas nos picos do verão e do inverno.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de Turismo do Penamacor: 277 394 106
Centro de Saúde:
277 391 022
GNR (Penamacor):
277 394 274
Bombeiros Voluntários de Penamacor: 277 394 122
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.