Rio Bazágueda, Serra da Malcata.
A Rota Moinho do Fundeiro é um percurso linear que se inicia junto ao painel informativo próximo do Parque de Campismo do Freixial e termina no Moinho do Fundeiro. É uma versão mais fácil e curta da Rota Minhos do Bazágueda, uma vez que os protagonistas são os mesmos: os moinhos de rodízio, o rio Bazágueda e a sua envolvente. Estas rotas oferecem uma visão abrangente sobre a relação entre os recursos naturais e a atividade humana ao longo do rio Bazágueda.
O percurso, realizado ao longo da margem do rio, destaca a importância dos moinhos do rio Bazágueda, elementos fundamentais na preservação da paisagem ribeirinha e no desenvolvimento de comunidades rurais. Estes engenhos tiveram um papel essencial na economia agrícola, sendo parte da identidade cultural da região.
Além de proporcionar contacto com a história local, a Rota Moinho do Fundeiro é uma boa opção para os observadores de aves. Devido à presença da água e ausência da presença humana, todo o vale ribeirinho é propício à nidificaçao, alimentação e acasalamento de aves residentes e migratórias.
Fonte e fotos Município de Penamacor | março 2025.
ROTA
Início e fim: Junto ao Parque de Campismo do Freixial.
Coordenadas: 40.12837, -7.07084
Épocas aconselhadas: Todo o ano, mas atenção às temperaturas nos picos do verão e do inverno.
DOCUMENTAÇÃO
Folheto informativo: aqui.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de Turismo do Penamacor: 277 394 106
Centro de Saúde:
277 391 022
GNR (Penamacor):
277 394 274
Bombeiros Voluntários de Penamacor: 277 394 122
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.