O percurso sai do Casal da Lapa e segue em direção ao paredão da Barragem de Santa Luzia, no rio Unhais. O paredão da barragem encontra-se encaixado num grande penedo quartzítico, de grande beleza. Depois, atravessa o paredão e segue junto às margens da albufeira em direção ao Vidual de Cima.
Ao deixar as margens da albufeira, o percurso divide-se. Segue-se pela esquerda e, mais à frente, atravessa-se a estrada de alcatrão. Nesta fase, os caminheiros ficam por cima de Vidual de Cima, o que permite ter uma magnífica vista sobre a aldeia.
De seguida, inicia-se a descida até às ruínas de um lagar de azeite junto à ribeira. Seguindo a ribeira, somam-se ruínas de moinhos de água até chegar ao Poço do Caldeirão. Aqui encontra-se uma pequena queda de água, que convida a um banho nas suas águas cristalinas.
Mais à frente, antes de descer para junto da ribeira, encontra-se a variante PR 3.1 PPS que segue para o Vidual de Cima. Junto a uma ponte antiga é possível ver ainda os muros que ladeavam a ribeira e que nos dias de hoje ficam por vezes submersos pelas águas da albufeira. Continuando, sobe-se para o Vidual de Cima e, ao chegar, encontra-se novamente a variante PR 3.1 PPS.
Finalmente, seguindo para a linha de água chega-se a Vidual de Cima por um caminho numa zona de pinhal. Este troço leva até ao ponto de divisão do percurso, no início. Dali é só seguir o caminho inicial, descendo para junto das margens da albufeira e caminhar junto à água até ao paredão da barragem. Do outro lado do paredão está o Casal da Lapa.
NOTA: O percurso deve fazer-se no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. É um percurso com um grau de dificuldade médio justificado pelos quase 10 km de extensão.
Fonte Folheto Informativo | Fotos Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra. junho 2024.
ROTA
Início e fim: Parque do Casal da Lapa, Barragem de Santa Luzia
Coordenadas: 40.090184, -7.853796
Épocas aconselhadas: Todo o ano.
DOCUMENTAÇÃO:
Folheto informativo: fazer download.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de turismo da Pampilhosa da Serra: 235 590 323
GNR (Pampilhosa da Serra): 235 590 100
Bombeiros Voluntários da Pampilhosa da Serra: 235 590 100
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.