cascata rodeada por floresta com água a cair para um lago

Cascata da Fraga de Água d'Alta.

PR3 OLR - GEOROTA DO ORVALHO,

Uma caminhada pela natureza e tradição da região oeste do Geopark Naturtejo.

A Georota do Orvalho é o trilho perfeito para quem busca escapar ao stress urbano, deslumbrar-se com paisagens de perder o fôlego e conhecer as tradições ancestrais das gentes locais.

Inserida no Geopark Naturtejo, esta rota tem início na aldeia de Orvalho, concelho de Oleiros, e termina no Miradouro do Cabeço do Mosqueiro. Algumas partes do percurso são feitas em passadiços de madeira, para facilitar a exigência do relevo, mas vá preparado.

Apesar dos passadiços, a Georota do Orvalho é um percurso exigente de quase nove quilómetros, mas é também uma montra de geomonumentos classificados pela UNESCO, de paisagens extraordinárias e o palco de tradições ancestrais. Vale bem o esforço.

miradouro com espaço de lazer

Espaço do Miradouro do Cabeço do Mosqueiro. Final da Georota do Orvalho.

Paisagens Únicas e Monumentos Naturais

Ao longo do percurso encontram-se imponentes afloramentos rochosos e locais emblemáticos que revelam a beleza pura da região. Afinal está-se na Serra do Muradal, uma montanha que conta milhões de anos de história da Terra.

A rota passa também por alguns cursos de água que alimentam ecossistemas ribeirinhos, repletos de flora e fauna vibrantes. Entre eles estão as ribeiras do Orvalho, da Presa e da Água d'Alta, e várias nascentes que se vão encontrando ao longo do percurso.

Esta mistura e diversidade origina uma vegetação com uma paleta de cores diversificada que muda ao ritmo das estações do ano. É uma paisagem que não deixa ninguém indiferente.

vista aberta sobre montanhas rochosas

Uma das panorâmicas do Miradouro do Cabeço do Mosqueiro.

Cascatas, Miradouros e Florestas Enigmáticas

Um dos pontos altos do percurso é o Vale das Fragosas, onde a muralha quartzítica e a Cascata da Fraga da Água d'Alta, com 25 metros de altura, impressionam qualquer adepto da natureza. Pelo caminho, a Lagoa das Lontras, a Calçada Romana e o Forno das Mouras são outros pontos de interesse que encantam os caminheiros.

No final, o miradouro no topo do Cabeço do Mosqueiro oferece vistas amplas sobre afloramentos rochosos e a vegetação rica e diversificada, incluindo espécies raras como o têucrio.

A Georota do Orvalho é um convite ao encontro com a Natureza, uma apresentação da beleza desta região. É uma experiência memorável.

Fonte iNature, Município de Oleiros, folheto informativo | Fotos iNature, Aldeias do Xisto | Setembro 2024.

 

ROTA

Início e fim: Igreja Matriz do Orvalho, Oleiros / Miradouro Cabeço Mosqueiro, Oleiros.

Coordenadas: 40.02335, -7.79093 |40.0285, -7.80329

Épocas aconselhadas: Todo o ano. 

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: Ver descrição e mapa.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Turismo de Oleiros: 272 681 008

Junta de Freguesia de Orvalho: 272 746 399

GNR (Oleiros): 272 682 311

Bombeiros Voluntários de Oleiros: 272  680 170

8,9Km Distância
Linear Tipo
3h30m Duração
460m Alt. Mínima
680m Alt. Máxima
Difícil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.