A Grande Rota do Vale do Côa, composta por 222 kms de trilhos marcados, liga a nascente à foz do Côa e pode ser percorrido nos dois sentidos. A Reserva Natural da Serra da Malcata, o castelo do Sabugal, a Reserva da Faia Brava, o Parque Arqueológico do Vale do Côa e o Douro Vinhateiro são apenas alguns dos destaques desta Rota que alia a natureza ao património.
No nordeste de Portugal, o Rio Côa atravessa os concelhos de Sabugal, de Almeida, de Pinhel, de Figueira de Castelo Rodrigo e de Vila Nova de Foz Côa. Unidos pelo vale deste rio, os cinco concelhos dão corpo a um território único, na sua riqueza histórica, arqueológica, cultural e natural, que vale a pena descobrir.
Património da Humanidade desde 1998, o Vale do Côa, é considerado “o mais importante sítio com arte rupestre paleolítica de ar livre”.
Apesar da sua exigência, percorrer a Grande Rota do Vale o Côa em BTT será um desafio que o marcará!
NOTA: Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.