sinal de rota pedestre na serra da gardunha

Percursos pedestres da Serra da Gardunha oferecem paisagens magníficas.

PAISAGEM PROTEGIDA REGIONAL DA SERRA DA GARDUNHA

PERCURSOS PEDESTRES

Ao longo dos seus 10547 hectares, a Paisagem Protegida Regional da Serra da Gardunha proporciona ótimas condições para a prática de desportos de natureza como o pedestrianismo, BTT, escalada e parapente.

Com uma geomorfologia e litologia particulares, caracterizadas por afloramentos graníticos, alguns dos quais com elevado valor geológico, como são os casos do bloco de ‘Fraturação Poligonal’, o ‘Bloco Fendido’, os ‘Blocos Residuais’ e alguns ‘Tor’, existentes nas zonas do Castelo Velho, a serra possui uma elevada diversidade biológica e vários endemismos.

Na vertente norte pautam os soutos e carvalhais, e é frequente a presença da abrótea (Asphodelus bento-rainhae), espécie endémica da Gardunha.

mulher de braços abertos a observar a paisagem

Vale do Fundão, visto do topo da vertente norte da Serra da Gardunha.

Já na vertente sul são abundantes os urzais, estevais e comunidades de caldoneira (Echinospartum ibericum), um endemismo ibérico. Destaque também para as florestas aluviais residuais Alnion glutinoso-incanae e a abundância de nascentes que dão origem a inúmeros riachos.

É frequente o avistamento de aves de rapina e perdizes, várias espécies de répteis e de mamíferos de pequeno porte. Um deles é a fuinha (Martes foina), popularmente conhecida por 'gardunha'.

Fonte e Fotos Município do Fundão | abr2024

As nossas etapas

PR3 FND - Rota da Pedra D'Hera

Saiba mais

PR6 FND - Rota da Portela da Gardunha

Saiba mais

PR9 FND - Rota dos Castanheiros

Saiba mais

PR1 FND-CTB - Rota da Gardunha

Saiba mais

PR2 FND-CTB - Rota da Marateca

Saiba mais

PR11 FND - Caminho Histórico de Castelo Novo

Saiba mais