Em 1981, a Reserva Natural da Serra da Malcata é criada com o objetivo principal de conservar o felino europeu mais ameaçado – o lince ibérico (Lynx pardinus). Localiza-se na confluência da Beira Baixa e Beira Alta e é delimitada a leste por Espanha, mantendo um interessante património fitólogo e faunístico. Aqui, o curso do rio Côa e das ribeiras da Bazégueda e da Meimoa exerce e mantém uma notória influência na paisagem.

A sua floresta, por ação do clima, é caracterizada por bosques de carvalho-negral (Quercus pyrenaica) a Norte, e de azinheira (Quercus ilex) e de medronheiro (Arbutus unedo) a Sul. Ao longo dos cursos de água destacam-se o freixo (Fraxinus excelsior), o amieiro (Alnus glutinosa) e os salgueiros (Salix spp.). Contudo, são os matos que melhor caracterizam a Reserva, onde é possível encontrar a giesta-branca (Cytisus multiflorus), a giesta-amarela (Cytisus striatus), esteva (Cistus ladanifer), a urze-vermelha (Erica australis), o sargaço (Cistus monspeliensis) e a carqueja (Pterospartum tridentatum), bem como uma área considerável ocupada por pinhal.

 

 

O clima e vegetação favorecem a presença de uma grande variedade de répteis, de que são exemplo o cágado (Mauremys leprosa), o lagarto-de-água (Lacerta scheriberi) e, em especial, diversas espécies de cobras. Já os cursos de água permitem identificar espécies de peixes como a truta (Salmo trutta), a carpa (Cyprinus carpio) e o escalo-do-norte (Leuciscus cephalus cabeda); e de anfíbios, tais como a salamandra-de-costela-salientes (Pleurodeles waltl), o tritão-de-ventre-laranja (Triturus boscai), a rã-ibérica (Rana iberica), o sapo-comum (Bufo bufo). Dentro das aves, é possível encontrar o mergulhão-pequeno (Tachybaptus ruficollis), o chapim-azul (Parus caeruleus), o grifo (Gyps fulvus) e o abutre-preto (Aegypius monachus). Por último, os mamíferos como a lontra (Lutra lutra), a raposa (Vulpes vulpes), a fuinha (Martes foina), a gineta (Genetta genetta), o rato-do-campo (Apodemus sylvaticus) e o gato-bravo (Felis silvestris).

 

Galeria Fotográfica