Desde 2015, o município de Vouzela é pioneiro na criação da primeira área protegida de gestão local: o Parque Natural Local Vouga-Caramulo, que se estende por 11.739 hectares, entre a Serra do Caramulo e o Rio Vouga.

Esta classificação visa promover a conservação e valorização do património natural e paisagístico, a sua biodiversidade e o seu desenvolvimento sustentável.

 

 

Neste Parque, a conjugação entre vegetação e relevo propicia a prática dos desportos de natureza, como o pedestrianismo ou o BTT, como forma de imersão no território. À data da sua classificação, a floresta e os bosques eram dominados pelo carvalhal (Quercus spp.), apesar da imensa biodiversidade que caracteriza o local. Na mata da Penoita, a fusão de espécies autóctones e exóticas confere uma beleza singular, e na ribeira de Cambarinho, localiza-se a maior população portuguesa de loendro (Rhododendron-ponticum spp.), um endemismo ibérico de floresta Laurissilva, ex-libris do município, que floresce em maio e se dispersa pelos cursos de água.

Destaca-se, ainda, nesta área classificada uma componente histórica e cultural muito rica, dados os monumentos megalíticos que se encontram no território, atestando a antiga presença humana que, hoje, se comprova na íntima relação com o meio envolvente, pela utilização de materiais naturais na construção das habitações das aldeias.

 

Galeria Fotográfica