mapas: Natureza liga aldeias, praças e paisagens das áreas naturais da Região Centro

A DESTINATURE – Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza, com sede na cidade do Fundão, viu aprovado o projeto mapas: Natureza que candidatou ao concurso para Programação Cultural em Rede, financiado pelo CENTRO2020 – Programa Operacional Regional do Centro.

O projeto mapas: Natureza é um programa multidisciplinar de criação artística que irá percorrer os territórios naturais de Sicó/Alvaiázere, Estrela Geopark, Lousã, Gardunha, Vouga-Caramulo, Aire e Candeeiros, Malcata, Açor, Vale do Côa e Geopark Naturtejo.

Uma plataforma de aproximação entre as pessoas e os seus espaços públicos e comunitários, que define uma narrativa em movimento, que em cada uma das etapas se transforma: um palco, uma galeria, um cinema, um lugar de experimentação, apresentação e diálogo de artistas com o território, o património e o público.

Com um formato concebido especificamente para se realizar ao ar-livre, cumprindo as regras de segurança determinadas pelas autoridades de saúde, o programa itinerante irá prolongar-se por 10 fins-de-semana, junto a valores de património natural e cultural classificados de 12 municípios.

 


Tem como objetivo contribuir para a dinamização da economia local e da procura turística das áreas naturais classificadas da região Centro de Portugal, com destaque para a autenticidade do seu património imaterial, em resposta às crescentes motivações da procura turística por natureza, ar-livre e tranquilidade, e promover a aproximação das comunidades residentes às suas cidades, vilas, aldeias e à paisagem que as rodeia como lugares de fruição, contemplação e participação ativa.

Estes roteiros, com grande componente de imersão na natureza, serão etapas de partilha entre caminhadas, música, artes visuais, residências artísticas, artes performativas e atividades para o público infanto-juvenil, adulto e sénior, ligando memórias, lugares, paisagens e pessoas.

Com início previsto para o próximo mês de Julho, o projeto mapas: Natureza tem um orçamento de 299.322,50 €, com financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do CENTRO2020 – Programa Operacional Regional do Centro.