Diz a história que foi introduzida em Portugal pelos árabes, mas é considerada uma espécie autóctone que pode ser observada em praticamente todo o território interior de Portugal, sobretudo, no Algarve, no Alentejo, em Trás-os-Montes (região do Douro) e mais recentemente na região das Beiras, onde tem ganho expressão.
De acordo com as Estatísticas Agrícolas do Instituto Nacional de Estatística a amêndoa é o fruto de casca rija mais exportado e aquele em que o país está prestes a tornar-se autossuficiente.
Em 2022, a área cultivada atingiu os 63,8 mil hectares e a produção cifrou-se em 46,2 mil toneladas, valores recorde estimulados pela implantação de novos pomares em áreas de regadio. As áreas em redor da Barragem do Alqueva, no Alentejo, e nas proximidades do aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira, são duas regiões onde a superfície cultivada de amendoal tem aumentado bastante. Embora seja uma cultura de sequeiro, se for regada, a amendoeira torna-se mais produtiva.
A amendoeira (prunus dulcis – ameixa doce) é uma árvore nativa do Norte de África e do Médio Oriente, de regiões com clima mediterrâneo. De porte pequeno é semelhante ao pessegueiro, mas tem flores brancas ou rosado-claras e a parte carnuda que se consome no pêssego fica dura e verde, dentro da qual surge um caroço que contém uma pevide, a amêndoa.
Tanto o fruto como a árvore têm um valor ancestral. A árvore é muitas vezes citada em livros religiosos e consta até que o cajado usado pelo “Messias” era de madeira de amendoeira. A amêndoa foi e continua a ser muito usada na produção de óleos e essências, agora usadas pela indústria cosmética, mas além do consumo ao natural, é na doçaria que a amêndoa tem maior pegada histórica.
Eis alguns doces irresistíveis da Região Centro de Portugal onde a amêndoa tem um papel fundamental:
Além da doçaria, a amêndoa tem ganho valor na área da alimentação devido ao seu valor nutricional. O leite de amêndoa é apenas um dos derivados deste fruto de casca rija que tem contribuído para o aumento da procura e, em consequência, da produção. Mas, segundo a ciência, são inúmeros os benefícios do consumo de amêndoa para a saúde humana. Eis alguns deles:
@iNature | fevereiro2024.
Ler também: