desenho de ramo de amendoeira com amêndoas

Noutros tempos, a amêndoa era conhecida por ameixa doce. Ilustração: Puretugal Traditions.

FLORA DA NOSSA NATUREZA,
AMENDOEIRA

Presente em quase todo o país, a amendoeira é uma atração turística e a amendoa é uma fonte de rendimento, protagonista de muitos doces regionais e um alimento cada vez mais procurado pelo seu valor nutricional.

Diz a história que foi introduzida em Portugal pelos árabes, mas é considerada uma espécie autóctone que pode ser observada em praticamente todo o território interior de Portugal, sobretudo, no Algarve, no Alentejo, em Trás-os-Montes (região do Douro) e mais recentemente na região das Beiras, onde tem ganho expressão.

Gráfico com a evolução da área de cultivo de amendoal.

2022 foi um ano recorde para cultura da amêndoa.

De acordo com as Estatísticas Agrícolas do Instituto Nacional de Estatística a amêndoa é o fruto de casca rija mais exportado e aquele em que o país está prestes a tornar-se autossuficiente.

Em 2022, a área cultivada atingiu os 63,8 mil hectares e a produção cifrou-se em 46,2 mil toneladas, valores recorde estimulados pela implantação de novos pomares em áreas de regadio. As áreas em redor da Barragem do Alqueva, no Alentejo, e nas proximidades do aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira, são duas regiões onde a superfície cultivada de amendoal tem aumentado bastante. Embora seja uma cultura de sequeiro, se for regada, a amendoeira torna-se mais produtiva.

Gráfico com a produção de amêndo por região do país

Alentejo e Trás-os-Montes são as regiões onde se produz mais amêndoa em Portugal.

A amendoeira (prunus dulcis – ameixa doce) é uma árvore nativa do Norte de África e do Médio Oriente, de regiões com clima mediterrâneo. De porte pequeno é semelhante ao pessegueiro, mas tem flores brancas ou rosado-claras e a parte carnuda que se consome no pêssego fica dura e verde, dentro da qual surge um caroço que contém uma pevide, a amêndoa.

Cartuchos de amêndoa de Cernache do Bonjardim

Cartuchos de Amêndoa. Foto: Ricardo Palma Veiga.

A AMÊNDOA NA DOÇARIA DA REGIÃO CENTRO DE PORTUGAL

Tanto o fruto como a árvore têm um valor ancestral. A árvore é muitas vezes citada em livros religiosos e consta até que o cajado usado pelo “Messias” era de madeira de amendoeira. A amêndoa foi e continua a ser muito usada na produção de óleos e essências, agora usadas pela indústria cosmética, mas além do consumo ao natural, é na doçaria que a amêndoa tem maior pegada histórica.

Eis alguns doces irresistíveis da Região Centro de Portugal onde a amêndoa tem um papel fundamental:

  • Doces de Amêndoa, Figueira de Castelo Rodrigo - Torradas, caramelizadas ou moídas são o ingrediente principal de várias iguarias na região do Côa.
  • Pastéis de Santa Clara, Coimbra - Com recheio de ovos, amêndoas e chila é um dos mais afamados doces da região.
  • Pastéis de Lorvão, Penacova - Confecionados à base de gemas e amêndoas moídas são um sabor obrigatório para quem visita esta zona do país.
  • Cartuchos de Amêndoa, Cernache do Bonjardim. Uma massa fina e estaladiça recheada de doce de ovos com manteiga de amêndoa. Uma delícia.

 

Amêndoas com casca

Amêndoas de casca mole, uma das muitas variedades cultivadas em Portugal.

BENEFÍCIOS PARA SAÚDE

Além da doçaria, a amêndoa tem ganho valor na área da alimentação devido ao seu valor nutricional. O leite de amêndoa é apenas um dos derivados deste fruto de casca rija que tem contribuído para o aumento da procura e, em consequência, da produção. Mas, segundo a ciência, são inúmeros os benefícios do consumo de amêndoa para a saúde humana. Eis alguns deles:

  • Previne a osteoporose
    Rica em fósforo, cálcio, magnésio e outros minerais que contribuem para a saúde óssea, os produtos derivados da amêndoa estão entre os mais recomendados pelos profissionais de saúde para prevenir a osteopenia e a osteoporose.
  • Ajuda a ganhar massa muscular
    A amêndoa é uma oleaginosa rica em proteínas, pelo que é um ótimo alimento para quem pretende ganhar massa muscular e, sobretudo, para quem tem uma alimentação vegetariana.
  • Alimento de atletas
    A amêndoa é rica em potássio e cálcio, minerais que ajudam ao relaxamento muscular. É por isso um alimento indispensável para quem pratica exercício físico com intensidade.
  • Diminui o colesterol “mau”
    O "mau" colesterol - LDL" - é um dos principais problemas de saúde contemporâneos que a amêndoa pode ajudar a minimizar. Por ser rica em gorduras insaturadas ómega 3,6 e 9, que têm uma ação anti-inflamatória, a amêndoa promove a redução dos níveis de colesterol "mau" no sangue, contribuindo assim para a prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Regula a pressão sanguínea
    Por ser rica em magnésio, mineral que favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos, e em potássio, um mineral facilitador da eliminação de sódio no sangue, a amêndoa é um ótimo alimento para equilibrar a pressão sanguínea.

@iNature | fevereiro2024.