O amor pode ter pouco a ver com ciência, mas são vários os estudos que apontam a importância do ambiente nos momentos românticos. Um dos mais bem sucedidos é o ambiente natural. Pela tranquilidade que transmite, ajuda a diminuir o stress e aumenta a sensação de bem-estar, o que origina uma maior disposição para criar laços com outras pessoas. Se não acredita, experimente. No próximo Dia dos Namorados, surpreenda sua a cara metade com uma experiência romântica numa das áreas classificadas do Centro de Portugal. Eis uma mão cheia de sugestões.
A pouco mais de uma hora de Lisboa e mais perto ainda das cidades intermédias do Centro de Portugal, o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros oferece uma panóplia de experiências propícias para uma escapada romântica no dia dos namorados.
Lance a âncora no Luz Charming Houses, um alojamento de charme envolto num bosque místico, situado na cidade de Fátima. Dali pode visitar o Santuário de Fátima - a 5 minutos a pé - para uma experiência espiritual, as Grutas da Moeda, - a menos de 10 minutos de automóvel - onde poderão assistir à história geológica do Maciço Calcário que dá forma às Serras de Aire e Candeeiros ou visitar o Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios, onde poderão ver um trilho de pegadas de saurópodes, uns simpáticos gigantes que andaram por ali há 175 milhões de anos.
Aproveite para experimentar a gastronomia local, mas reserve um jantar romântico no hotel. O menu "Terra Rossa", inspirado na cozinha tradicional e confecionado com os produtos da época, tem o amor necessário para apaziguar o apetite. Depois das refeições, os espaços envoltos às casas do hotel, são o local ideal para deixar o romance fluir.
A terra do silêncio pode ser um bom local para ouvir o amor. Deixe as malas no Colmeal Countryside Hotel. Inserido numa quinta com 650 hectares, nos arrabaldes de Figueira de Castelo Rodrigo, tem sauna, SPA, percursos pedestres e cicláveis próprios, um restaurante com a chancela dos chefs Vitor Sobral e Hugo Nascimento, e um programa especial para casais apaixonados.
Acreditamos que não haja muita vontade de sair do hotel, mas é imperdoável ir ao Vale do Côa e não visitar alguns dos locais mais emblemáticos da história, da cultura e da natureza da região.
Logo ali ao lado, a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo é um regresso ao passado e um cenário que assenta no ambiente desejado para o Dia dos Namorados.
Visitar o Museu do Côa é outra boa ideia. Ainda são uns 50 minutos de viagem de automóvel, mas com direito à ante-estreia da primavera. Por esta altura, as amendoeiras em flor já devem pintar a paisagem.
Para os casais mais aventureiros, fica o convite para um passeio pela Reserva da Faia Brava, para ficar a conhecer este projeto de conservação da natureza, ver as manadas de cavalos garranos e de vacas maronesas que ali vivem em estado selvagem. Olhe também para o céu. O Vale do Côa é território de aves planadoras rupícolas, como o grifo, o britango e a águia-real.
Situada a pouco mais de meia hora da cidade de Castelo Branco, a Herdade do Clube de Tiro de Monfortinho proporciona um retiro romântico em pleno Geopark Naturtejo. Com mais de 500 hectares, piscina, lagoa, percursos pedestres e cicláveis próprios, e a possibilidade de fazer safaris para observar os animais selvagens da região - veados, corsos, javalis, raposas e aves várias -, a herdade é uma ótima escolha para uma escapada romântica em comunhão com a natureza.
Nas proximidades da herdade, as Termas de Monfortinho são um convite ao bem-estar. Uma massagem na estância termal é o mimo adequado ao momento. Numa vertente mais cultural e histórica, sugerimos uma vista à aldeia de Penha Garcia e um passeio pela Rota dos Fósseis, para ficar a conhecer a história desta região onde já esteve o mar. Uma visita à Aldeia Histórica de Monsanto, é outro passeio a equacionar neste dia tão especial que é o Dia dos Namorados.
Caracterizada pelos seus solos xistosos a norte e graníticos a sul, a montanha conhecida pelas cerejas que brotam nas suas encostas é uma varanda para a Cova da Beira e para a Serra da Estrela. Para apreciar as vistas, sugerimos a pernoita no Natura Glamping. Ficar instalado a quase mil metros de altitude num Domos Geodésico com lareira, jacuzzi, uma das melhores vistas da região e um conjunto de serviços associados - refeições, petiscos e massagens, por exemplo -, é um convite à preguiça.
Mas será um desperdício não aproveitar para passear de mão dada pela cultura e história da região. Mesmo sendo uma estada curta, Alcongosta e Alpedrinha, duas Aldeias de Montanha, e Castelo Novo, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, são três passeios leves e enriquecedores. Já a norte, as pitorescas aldeias ao longo do vale do rio Zêzere oferecem paisagens e tradições únicas. Como poderá ver aqui, o que não falta são coisas para ver e fazer nas imediações da Serra da Gardunha e oferecer um Dia dos Namorados pleno de natureza, cultura, história e, claro, de amor.
Apesar dos seus parcos 105 hectares, a Mata Nacional do Bussaco é um local de beleza ímpar e ambiente romântico que conquista o coração de qualquer visitante. A Mata tem uma rede de percursos pedestres, um centro de interpretação e jardins magníficos para namorar. Até tem alojamentos, mas para quem vai à vila de Luso em busca de romance, o Grande Hotel de Luso é o local ideal para ficar. O hotel tem até um programa para o Dia dos Namorados ou outras escapadas românticas sem data marcada.
Uma sugestão: experimentem um "banho de floresta" - serviço disponível no hotel - ou uma sessão de relaxamento nas Termas do Luso. Vai ver que até o amor flui melhor depois destas experiências.
@iNature. Fotos Takemedia e alojamentos. Sugestões para um dia dos namorados em plena natureza.