SERRAS DE AIRE E CANDEEIROS, O MARAVILHOSO MUNDO DO CALCÁRIO

O Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros distingue-se pela sua natureza calcária, fator decisivo à sua classificação em 1979. Aliado à rede de águas subterrâneas, é este elemento rochoso que influencia toda a morfologia, fauna, flora e humanização deste território.

Este Maciço Calcário é composto pela Serra dos Candeeiros, pela Serra de Aire e pelo Planalto de Santo António, localizado entre os vales de Mendiga-Alvados e Mira de Aire-Minde. A erosão cársica, isto é, do calcário, provocada pela água dá origem a formações características, como os poljes, campos de lapiás, lapas e algares, uvalas e dolinas, tornando-se um destino ideal para geólogos e espeleólogos. De destacar, neste Parque Natural, a localização das maiores e mais afamadas grutas de Portugal - Grutas de Mira d’Aire, com uma extensão de 11 quilómetros, sendo possível visitar uma área de 600 metros.

 

Serra de Santo António, Município de Alcanena. Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Serra de Santo António, Município de Alcanena. Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

 

SERRAS DE AIRE E CANDEEIROS, PALCO JURÁSSICO

Por outro lado, a ausência de recursos hídricos à superfície tornam a paisagem seca, propiciando, no entanto, um espetáculo surpreendente de falhas, escarpas e afloramentos rochosos, que contrastam com a pequenez da dimensão humana.

Não será, portanto, de estranhar encontrar no coberto vegetal desta Área Classificada, essencialmente carvalho-cerquinho (Quercus faginea) e, de forma pontual, azinheira (Quercus rotundifolia), bem como plantas aromáticas, medicinais e melíferas. A oliveira (Olea europaea) é a árvore de exploração humana mais visível. Já os ambientes cavernícolas permitem encontrar algumas aves, como a gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax), que nidifica nestes locais, mas destacam-se, de forma clara, a presença de morcegos neste Parque Natural, com dezoito espécies identificadas.

Por último, importa realçar a presença de um registo fóssil do Jurássico com 175 milhões de anos, localizado na Serra de Aire, onde é possível visitar o trilho de pegadas de dinossauros saurópodes mais longo do mundo, classificado como Monumento Natural.

Saber mais:

Guia: As misteriosas Serras de Aire e Candeeiros

Zona Balnear dos Olhos D'Água do Alviela

 

VER, FAZER E VIVER

Onde dormir

Saiba mais

EXPERIÊNCIAS

Saiba mais

INSPIRE-SE!

Um parque jurássico com um misterioso mundo subterrâneo, lagos gigantes e salinas onde não há mar.

Galeria Fotográfica