Não é uma escolha fácil. Com um património natural ímpar, próprio da região que concentra a maior densidade de floresta classificada e protegida de Portugal, são vários os rios e ribeiras que dão origem a locais propícios a um banho refrescante na época mais quente do ano. Só nos distritos de Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre existem 168 Praias Fluviais e Zonas Balneares, cerca de 70% das totais existentes em Portugal continental. E, se a estas se somarem os poços e lagos não categorizados, o número facilmente supera as duas centenas.
Foi por isso necessário fazer uma pré-seleção. Para tal, a equipa iNature teve em conta critérios relacionados com a natureza da rede. Valorizou-se o enquadramento paisagístico, a proximidade de Áreas Classificadas, de geomonumentos e percursos pedestres da rede, a representatividade do Território e a menor artificialidade dos espaços. Tudo isto, sem comprometer os índices mínimos de conforto e a obrigatória segurança e qualidade das águas. Após intenso escrutínio chegou-se a um "Top 10" que foi submetido a votação entre os dias 15 e 29 de junho, através de um artigo publicado em parceira com o Sapo Viagens.
A adesão foi grande. Registaram-se várias centenas de votos e um vencedor indiscutível. A ídílica paisagem da Praia Fluvial de Foz d'Égua, em Piódão, concelho de Arganil, nas imediações da Paisagem Protegida da Serra do Açor, convenceu a maioria dos leitores e é, por isso, a Praia Fluvial do Ano 2023 da rede iNature. As restantes obtiveram as seguintes percentagens de voto.
1 – Zona Balnear de Foz d’Égua, Arganil
2 – Piscinas Naturais de Cortes do Meio, Covilhã
3 - Zona Balnear dos Olhos d’Água do Alviela, Alcanena
4 - Praia Fluvial do Vimieiro, Penacova
5 - Zona Balnear de Castelo Novo, Fundão
6 - Zona Balnear de Vale das Éguas, Sabugal
7 - Zona Balnear do Pego, Idanha-a-Nova
8 - Zona Balnear da Meimoa, Penamacor
9 - Zona Balnear do Porto da Várzea, Vouzela
10 - Praia Fluvial da Louçainha, Penela
Dada a diversidade do território deu-se a oportunidade aos leitores de sugerir outras praias fluviais merecedoras do título. Estas foram as sugestões no Centro de Portugal: Loriga (Seia), Côja (Arganil), Foz do Cobrão (Vila Velha de Ródão), Quinta da Taberna e Valhelhas (Guarda), Relva da Reboleira (Manteigas), Reconquinho (Penacova) e Fragas de São Simão (Figueiró dos Vinhos). Concordamos com todas!
A eleição da praia fluvial mais bonita da Rede iNature veio acompanhada de um passatempo que desafiou os participantes a escrever uma frase. A mais criativa ganhou uma noite grátis na reserva de duas noites para duas pessoas no Chão do Rio – Turismo de Aldeia.
De entre cerca de duas centenas de frases analisadas, a vencedora foi Alda Malta. Parabéns!
“Com a iNature todas as praias fluviais são paraísos onde o descanso começa e o sonho nunca acaba”.
Obrigado a todos os participantes. Esperamos-vos para um mergulho na Nossa Natureza.
Quando vierem, não se esqueçam de consultar as sugestões e parceiros disponíveis em www.inature.pt
Se ainda não deu uma vista de olhos nas 10 Praias Fluviais Mais Belas da Região Centro, pode espreitar AQUI.
@INATURE. JULHO 2023