DESTINATURE APONTA INVESTIMENTO PARA VALORIZAÇÃO DO BIRDWATCHING NO CENTRO DE PORTUGAL

A DESTINATURE – Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza viu aprovado o projeto iNature Birdwatching que candidatou à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, enquadrada no Programa Valorizar promovido pelo Turismo de Portugal.

Com o objetivo de valorizar o potencial turístico da observação de aves na região Centro de Portugal, vai dinamizar um trabalho em rede que envolve os territórios do Vale do Côa, Serra da Malcata, Serra da Estrela, Paul do Boquilobo, Serras D’Aire e Candeeiros, Mata do Bussaco, Serra da Lousã, Vouga-Caramulo, Serra da Gardunha e Geopark Naturtejo.

Com execução prevista até Agosto de 2023, o projeto prevê o desenvolvimento de uma rede de estruturas de observação, assim como a produção de conteúdos e soluções de interpretação.

Estas propostas de visitação serão ativadas através de um calendário de animação de forte natureza pedagógica - com saídas de campo e sessões de anilhagem - assim como um programa de formação de guias, com o objetivo de capacitar os operadores para este produto turístico de grande relevância económica e com grande potencial de contribuir para a sustentabilidade do setor e dos territórios.

A comunicação e promoção assentará na representação em feiras setoriais dedicadas ao turismo ornitológico, na organização de fam-trips e press-trips, apoiada por um plano de meios que aposta de forma objetiva na comunicação digital.

O projeto iNature Birdwatching representa um investimento global de 427.990,80 €, e conta com um incentivo de 70% (no montante de 299.593,56 €) assegurado pelo Turismo de Portugal.

Na imagem, britango a voar nos céus do Vale do Côa.