Imagine que está na região de Castelo Branco num tórrido dia de verão e precisa de se refrescar, mas não gosta de piscinas cheias de gente e cloro que avermelham os olhos. A solução está a cerca de meia hora de distância, na aldeia de Sesmo.
Situada na freguesia de Sarzedas, na zona oeste do concelho de Castelo Branco e território do Geopark Naturtejo, Sesmo ganhou este ano mais um motivo para ser visitada. A pequena e simpática praia fluvial desta pacata aldeia foi galardoada com a Bandeira Azul pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, um galardão que atesta a qualidade da água e das infraestruturas da praia fluvial.
A Praia Fluvial do Sesmo é composta por um açude que trava as águas da ribeira do Pomar, um afluente do rio Ocreza, dando origem a uma extensa piscina natural que faz as delícias de miúdos e graúdos.
Embora pequeno, o espaço contíguo ao açude é muito agradável e tem todas as condições para um dia em família ou uma escapada refrescante com petisco e dois dedos de conversa. Mas não só.
A montante do açude, junto ao leito da ribeira, existe um pequeno carreiro ao lado de uma levada que convida a mergulhar nas galerias ripícolas e na biodiversidade local, rica em peixes e pequenas aves que por ali buscam a frescura da sombra.
Para os mais aventureiros, sugere-se um passeio mais extenso. A zona é rica em percursos pedestres e apesar de a época do ano não ser a melhor para grandes caminhadas, há alguns que permitem mitigar as elevadas temperaturas da época. Conheça algumas das nossas sugestões.
Numa vertente mais cultural, sugere-se uma visita à Aldeia do Xisto de Sarzedas, para contemplar a arquitetura e a cultura locais. Ainda na região, as aldeias de Casal Novo e Martim Branco são opções alternativas que oferecem paisagens semelhantes. Se qual for, não deixe e ir e, no final, vá relaxar na frescura da sombra e das águas cristalinas da Praia Fluvial do Sesmo.
@iNature | Fotos: iNature e Município de Castelo Branco | jun 2024.