Beneficiários: entidades públicas, do estado Central, Regional e Local, entidades associativas ou fundações
Destina-se a promover e apoiar financeiramente projetos que contribuam para o desenvolvimento turístico sustentável dos Territórios de Baixa Densidade (substitui o Programa Transformar Turismo), nomeadamente:
NOTA: Um dos critérios de seleção na avaliação das candidaturas é a inserção do projeto em redes colaborativas/estratégias de eficiência coletiva.
Dotação: 20.000.000€ (repartido pelos anos de 2023, 2024 e primeiro trimestre de 2025
Tipo e taxa de incentivo:
Período de candidaturas
Até Março de 2025.
Consulte o Despacho Normativo.
Saiba mais informações.
Beneficiários: Micro e pequenas empresas localizadas em territórios de baixa densidade.
Apoio financeiro ao desenvolvimento de projetos de investimento promovidos pelas micro e pequenas empresas e que contribuam para a melhoria da sua competitividade, para uma adequada e sustentável estruturação da oferta turística e para a qualificação dos territórios - aplicável a projetos a desenvolver nos Territórios de Baixa Densidade.
Dotação: 15 milhões de euros.
Tipo e taxa de incentivo:
Prazo da candidatura
Até esgotar dotação orçamental.
Consulte o Despacho Normativo.
Saiba mais informações.
Linha gerida pelo Banco Português de Fomento com uma dotação de 50 milhões de euros, com garantia mútua, em crédito para apoiar investimentos na área da sustentabilidade ambiental: gestão da energia, gestão da água, gestão de resíduos, biodiversidade.
- Relaciona-se com o Programa Empresas Turismo 360º.
- Valor máximo por operação de 750 mil euros, com um prazo de reembolso máximo de 15 anos, incluindo 4 anos de carência.
- 20% da operação possa ser convertido em fundo perdido se a empresa cumprir determinados objetivos relacionados com sustentabilidade.
Consulte informação detalhada.
Linha de financiamento (Turismo de Portugal e bancos) a médio e longo prazo de projetos turísticos que qualifiquem a oferta e que demonstrem o cumprimento de requisitos de sustentabilidade ambiental e social.
Beneficiários
Empresas turísticas de qualquer dimensão, natureza e forma jurídica que cumpram as condições de enquadramento.(PME e Não PME de acordo com a definição constante da Diretiva Delegada (UE) 2023/2775 da Comissão, de 17 de outubro de 2023.
Dotação: 300 milhões de euros.
Projetos elegíveis:
(*) Projetos até 500 mil euros de investimento elegível, que visem a criação de soluções inovadoras (nomeadamente de base tecnológica), e que sejam promovidos por pequenas ou médias empresas a criar ou criadas há menos de cinco anos.
Condições de acesso
Empresas
Beneficiários: Micro, pequenas e médias empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica
Projetos a apoiar
Operações individuais de natureza inovadora, que se traduzam na produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis e com elevado valor acrescentado e nível de incorporação nacional, que correspondam a um investimento inicial a desenvolver em territórios de baixa densidade.
Exemplos: criação de novo estabelecimento; aumento de capacidade de estabelecimento já existente; diversificação da produção; alteração fundamental do processo global de produção.
Valor dos projetos:
Entre 25.000 a 250.000 euros.
Tipo e taxa de incentivo:
Período de Candidaturas
Até 31-12-2024 (19h).
Ver aviso e outras informações.
NOTA:
Está aberto novo concurso com um novo período de entrega de candidaturas entre 0 1º quadrimestre de 2025 e o 1º quadrimestre de 2026. Consulte o Aviso do Concurso.
Enquadramento
Medida destinada a Pequenas e Médias e Empresas (PME) para ações de qualificação e digitalização dos modelos de negócio; a adoção de estratégias de negócio avançadas que aumentem a capacidade de integração em cadeias de valor globais, através do uso de fatores imateriais de competitividade.
Ações enquadradas:
Tipo e Taxas de Financiamento
Financiamento não reembolsável de 50% das despesas elegíveis.
Candidaturas submetidas no Balcão dos Fundos.
Período de apresentação:
Consulte o Aviso para Apresentação de Candidaturas.
Saiba mais informação.
Programa promovido pela Estrutura de Missão Portugal Digital em conjunto com o IAPMEI, I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação, para fomentar o desenvolvimento das competências internas das empresas que visem a melhoria da sua maturidade digital e impulsionem o seu negócio por via de canais digitais.
O que é?
Incentivo sob a forma de vouchers para fomentar a integração de tecnologia nas empresas, com apoio ao desenvolvimento de processos e de competências organizacionais que potenciem a transformação digital do modelo de negócio das organizações. O apoio é convertido em vales Coaching 4.0.
Para quem?
Pequenas e médias empresas (PME).
Investimento máximo: 10 mil euros (máximo)
Taxa de comparticipação a fundo perdido: 75%
Despesas elegíveis:
Saiba mais informações.
Beneficiários
Empresas de qualquer dimensão e forma jurídica.
Ações a financiar:
Financiamento: Até 85 mil euros, 50% a fundo perdido.
Previsão de abertura do concurso: setembro de 2024.
Mais informação em breve.
O que é?
É um instrumento que se caracteriza pela venda e subsequente arrendamento de longo prazo de um imóvel, com salvaguarda do direito de recompra do mesmo. Apoia investimentos na adaptação, requalificação e modernização dos imóveis afetos à atividade turística ou industrial – ou na reconversão à atividade turística quando se situem em Territórios de Baixa Densidade.
Destinatários:
Tipo de operações:
Condições de elegibilidade dos imóveis:
Mínimo e máximo de Investimento:
Prazo de arrendamento - 15 anos
Valor da renda:
Saiba mais informação.
Estão abertas as candidaturas ao Programa de Coinvestimento Deal-by-Deal, do Banco Português do Fomento (BPF), com 200 milhões de euros de dotação e que se destina a efetuar operações de investimento/financiamento direto em empresas, em coinvestimento com investidores privados, com vista a alcançar os seguintes objetivos, não necessariamente cumulativos:
Beneficiários: Empresas não financeiras, prioritariamente nas fases de arranque (pré-seed, seed, start-up, later stage venture – séries A, B e C, ou scale-up), que desenvolvam atividade em território nacional e que cumpram as condições de elegibilidade constantes na Ficha de Produto que se encontra disponível para download no final desta página.
Saiba mais informação.
Cheque Formação +Digital. Ver AQUI.
Turismo de Portugal - Academia Digital. Ver cursos AQUI.
UNWTO Tourism Online Academy. Ver cursos AQUI.
@iNature | Fonte e Fotos Turismo de Portugal, IAPMEI, Banco de Fomento, Turismo Centro de Portugal, PRR e Portugal2030 | Última atualização outubro de 2024.