Lince Ibérico a autoria de Styler, na aldeia da Malcata.GUIA RESERVA NATURAL DA SERRA DA MALCATA

O mural pintado por João Cavalheiro – Styler – na aldeia da Malcata, concelho do Sabugal, marca bem a identidade desta região. Bem-vindos às Terras do Lince.

Situada na região raiana entre os concelhos do Sabugal e Penamacor, a Reserva Natural da Serra da Malcata foi criada em 1981 com o intuito de preservar o habitat e evitar a extinção local do Lince Ibérico. Infelizmente, o felino não é avistado na região desde a década de 1990, mas há um programa em curso para o reintroduzir e, mais a sul, na região de Castelo Branco, têm sido registados alguns avistamentos, o que traz alguma esperança à recuperação do felino nesta zona raiana do país.

Porém, o Lince Ibérico é apenas uma das muitas atrações desta região raiana cuja riqueza paisagística permanece quase intacta, o que justifica, por si só, uma visita.

Reserva Natural da Serra da MalcataCaminhar, observar e relaxar na Reserva Natural da Serra da Malcata

Esta área classificada é caracterizada por um conjunto de cabeços sulcados, na sua maioria não muito íngremes, o que a torna num local e excelência para os adeptos das caminhadas. Nas encostas imperam matos como a Giesta, a Urze, a Esteva e o Rosmaninho, cujas cores e cheiros transformam um simples passeio numa sessão de cromo e aromaterapia. Recomendamos alguns aqui.

Um dos percursos recomendados leva-nos para outra característica desta região. A Reserva Natural da Serra da Malcata é rica em rios e ribeiras. É palco do rio Côa, no seu caminho em direção ao rio Douro, e berço da ribeira Baságueda e da ribeira da Meimoa, cujos leitos originam galerias ripícolas onde habitam todas as espécies de anfíbios existentes em Portugal Continental. Nestas galerias, a frescura e a calma ao som da natureza são ideais para um Banho de Floresta, uma prática de relaxe e imersão na natureza que tem vindo a ganhar praticantes devido ao seu efeito libertador de stress. Se ainda não experimentou, contacte um dos nossos parceiros na região.

Desportos de natureza na Reserva Natural da Serra da MalcataPor sua vez, estes cursos de água geram locais propícios à prática de canoagem ou stand up paddle. A barragem da Meimoa é um deles, mas são várias as praias fluviais e zonas balneares existentes na região para quem procura a frescura das águas locais ou um simples momento de descontração.

Fruto da intervenção humana, o Pinheiro-bravo é árvore predominante na região, mas ainda é possível desfrutar de bosques de carvalho, a norte, enquanto a sul, em terrenos outrora dominados pelo sobreiro, são agora mais frequentes os montados de azinheira. E onde há água e bosques, há avifauna em abundância e os binóculos indispensáveis para uma observação pormenorizada. A região é boa para observar abutres e aves de rapina, entre outros exemplos da avifauna, sobretudo, nas proximidades dos aquíferos.

Castelos, aldeias históricas e canja dos cornos

Tal como a generalidade do interior do país, é uma região rica em património histórico e gastronómico. Nos intervalos da natureza, recomenda-se uma visita às cidades e aldeias da região. A poucos minutos desta área classificada está a vila raiana de Penamacor, cujo castelo e museus são uma mostra da história e cultura da região.

Já no sentido norte, é obrigatória uma paragem na aldeia da Malcata para uma visita ao Centro Interpretativo do Lince Ibérico da Malcata e na Aldeia Histórica de Sortelha. Por fim, vale a pena gastar algum tempo na cidade do Sabugal para apreciar o seu castelo e o museu da cidade, onde uma exposição permanente de cariz arqueológico conta a história da ocupação do Homem nas terras de Riba Côa ao longo dos séculos.

Pelo meio, não se esqueça do campo gastronómico, onde os mais variados pratos de caça e os caldos ricos como a canja dos cornos são as estrelas da região.

Reserva Natural da Serra da Malcata

Praias fluviais

Barragem da ribeira da Meimoa (Penamacor), Fóios (Fóios – Sabugal), Quadrazais (Sabugal) e zona balnear do Meimão (Meimão – Penamacor).

A visitar

Museu Municipal de Penamacor, Centro Interpretativo do Lince
Ibérico da Malcata (Malcata – Sabugal), Centro de Educação Ambiental da S. da Graça (Sabugal), Complexo Mineiro Romano da Presa (Penamacor).

 

Gastronomia

Sopa seca, canja dos cornos e diversos caldos. Cabrito na brasa e carnes de caça. Mel,
biscoitos “Esquecidos”, arroz-doce e papas de milho.

Património Natural

Serra d’Opa, miradouro dos Sete Concelhos, vale de Fratura Valdedra-Meimão, serra das Mesas e posto de vigia da Machoca.

@iNature 2023 | Fotigrafas Município de Penamacor e Município do Sabugal.