Paisagem da Serra do Açor

Rio Unhais, um dos muitos aquíferos da Serra do Açor.

PAISAGEM PROTEGIDA DA SERRA DO AÇOR

A Serra do Açor propõe um passeio por entre rios, cascatas e uma floresta que deve ser vista pelo menos uma vez na vida, a Mata da Margaraça.

Do alto do Monte do Colcurinho, a vista vai de Arganil à Pampilhosa da Serra. Situado entre a serra da Estrela e a serra do Açor, este miradouro permite uma visão panorâmica desta região e faz-nos invejar o Açor, o rei dos céus por estas bandas. No topo dos montes, a energia dos ventos, nos vales, algumas das Aldeias do Xisto mais famosas do país surgem num entrelaçado de rios e ribeiros. Quem vier, que venha com tempo.

Homem a fotografar na Mata da Margaraça

Mata da Margaraça, uma floresta primitiva que deslumbra qualquer visitante.

MATA DA MARGARAÇA, UMA VIAGEM AO PASSADO

De natureza xistosa, orografia acidentada e água abundante, a serra do Açor guarda uma das maiores riquezas naturais do país, a Mata da Margaraça. Esta floresta de carvalhos, castanheiros e azereiros, entre outras espécies de árvores e arbustos, representa a floresta primitiva da região centro do país e foi a razão da criação da Paisagem Protegida da Serra do Açor, em 1982. Uma viagem a esta região deve iniciar-se aqui, com a realização do Percurso Interpretativo da Mata da Margaraça, seguido de uma visita ao Centro Interpretativo desta reserva biogenética.

A mata alberga também a Fraga da Pena, a maior cascata entre muitas existentes na região. Com quase 20 metros de altura, este “monumento natural” de visita obrigatória proporciona um cenário idílico e relaxante. As belas paisagens desta região convidam à prática do pedestrianismo e são muitos os percursos pedestres ali existentes que, passo a passo, mostram aos caminheiros a riqueza natural e cultural desta área protegida.

O Caminho do Xisto de Fajão - Subida aos Penedos é uma das nossas recomendações. É um percurso que mostra a riqueza da biodiversidade do vale do rio Ceira e sobe até aos Penedos de Penalva, onde se pode contemplar a magnífica paisagem e da aldeia de Fajão, uma das muitas aldeias pitorescas que enfeitam estas encostas. Mas há muitas mais opções. O Caminho do Xisto da Barragem de Santa Luzia, é uma excelente opção para os adeptos da observação de aves e o Povos das Ribeiras de Piodam, a escolha ideal para uma imersão na história e cultura local. (Ver outras rotas)

Aldeia de casas de Xisto numa encosta da Serra do Açor

Aldeias de casas de xisto enfeitam as encostas da Serra do Açor.

SERRA DE PITORESTAS ALDEIAS DO XISTO

Nos vales e encostas dos montes erguem-se aldeias onde persistem os costumes e as tradições das gentes locais. A Este, Piódão, e logo ao lado desta Aldeia Histórica que dispensa apresentações, a praia fluvial de Foz d’Égua, que em 2023 foi eleita a mais bela da rede iNature pelos leitores do Sapo e da iNature. São ambos locais de de beleza ímpar que transportam os visitantes para o mundo da fantasia em qualquer época do ano.

Já a Norte, as aldeias de Pardieiros, Benfeita e Côja, esta já nas margens do rio Alva, são visitas aconselhadas. Dada a abundância de cursos de água, todas possuem zonas balneares ou praias fluviais para arrefecer as elevadas temperaturas sentidas no verão, e locais onde se pode desfrutar confortavelmente da gastronomia local.

Mas, no inverno e nas estações intermédias, a Serra do Açor também tem muito para mostrar. Por exemplo, nesta área classificada existem cinco aldeias da rede Aldeias do Xisto, cuja beleza é por si só um pretexto para visitar a região e conhecer a sua beleza natural e riqueza cultural.

PAISAGEM PROTEGIDA DA SERRA DO AÇOR

Zonas de Lazer

  • Foz d’Égua e Malhada Chã (Piódão – Arganil)
  • Côja e Benfeita (Arganil)
  • Peneda da Cascalheira e Secarias (Arganil)
  • Pessegueiro e Santa Luzia (Pampilhosa da Serra).

A Ver

  • Céu noturno de Fajão e barragem de Santa Luzia

Gastronomia

  • Maranhos, chanfana, coelho. Mel de urze e aguardente de medronho.

Património Natural

  • Fraga da Pena (cascata)
  • Mata da Margaraça
  • Penedos de Fajão/Penalva.

@iNature. Out 2023.