ATENÇÃO: A GR45 - Grande Rota do Vale do Côa encontra-se em trabalhos de requalificação e reestruturação de etapas. Antes da sua viagem, confirme connosco as alternativas validadas.

Esta etapa inicia junto ao Castelo do Sabugal, passando pela muralha e pela torre sineira, e atravessando a cidade rumo a norte. Com a urbe atrás de nós, já junto ao Côa, o trilho segue agora as curvas apertadas do rio, através de bosques fechados, mas sempre tendo o som da água como guia. Nesta secção, o trilho é coincidente com o percurso pedestre Pequena Rota Meandros do Côa (PR1 SBG) e com os percursos 3,4 e 5 do Centro de BTT do Sabugal. Existe também um desvio BTT/Equestre da GRVC com as extremidades marcadas (Desvio BTT/Equestre Quinta das Vinhas). O trilho passa agora ao largo de Rendo, atravessando o rio junto ao Moinho do Delfim e seguindo pela margem esquerda, por lameiros e pastagens até à Quinta dos Moinhos. Aqui o caminho volta a atravessar o rio Côa, seguindo por quintas, montes e bosques, até se avistar a aldeia de Rapoula do Côa.

A partir daqui, a GRVC usa caminhos de pé posto junto ao rio, passando pelos moinhos do Morgado e do Giestal, ladeando o alto da N.ª Sr.ª das Preces pelo lado esquerdo e alcançado o Moinho das Poldras. Esta secção possui também um desvio BTT Equestre da GRVC com as extremidades assinaladas, e que dá acesso directo à aldeia de Rapoula do Côa (Desvio BTT/Equestre Rapoula do Côa). Pelo percurso pedestre da GRVC, a subida até à aldeia da Rapoula do Côa é feita por estrada, por trilho não marcado (950 m). Já na aldeia é possível aceder à praia fluvial de Rapoula do Côa e também à aldeia de Vila de Touro, por percursos não marcados.

16,7 Km Distância
210min Duração
701m Altitude Min.
774m Altitude Max.
Fácil Dificuldade