Este itinerário evolui em grande parte nas encostas da Serra da Lousã fazendo a ligação do Castelo da Lousã e da ermida de Nossa Sra. da Piedade com duas emblemáticas Aldeias do Xisto desta serra, o Talasnal e o Casal Novo. É considerado uma viagem no tempo, pois repete os passos dos antigos habitantes destas aldeias serranas nos únicos acessos que tinham para descer à vila da Lousã.
Saindo do Castelo, no sentido aconselhado, segue-se pelo caminho de acesso à Central Hidroelétrica da Ermida, uma peça de arqueologia industrial construída em 1927 para fornecer luz à vila e energia para a Fábrica de Papel. A partir deste ponto seguimos por um estreito e íngreme trilho que serpenteia na encosta em direção às Aldeias do Xisto. O percurso, relativamente protegido em todas as estações do ano, é enquadrado quase sempre por vegetação densa, oferecendo magníficas paisagens. Um pouco antes de chegar ao Talasnal encontra-se a variante (PR2.1) que leva de regresso à Ermida e à praia fluvial, já nas imediações do Castelo. 

 

ROTA

Início e fim: Castelo da Lousã.

Coordenadas: 40.100833-8.235555

Épocas aconselhadas: Todo o ano.

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Turismo da Lousã: 239 990 040

GNR (Lousã): 239 990 060

Bombeiros Municipais da Lousã: 239 990 530

4,5Km Distância
Circular Tipo
3h Duração
223m Alt. Mínima
574m Alt. Máxima
Fácil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.