A Rota da Ribeira de Alvoco percorre o vale entre o Açor e a Estrela, fazendo a ligação entre Alvoco da Serra e Vide, numa paisagem onde saltam à vista o passado agropastoril das gentes locais. Parte do troço coincide com a PR7 Rota das Canadas.
O percurso desenvolve-se ao longo de um vale extenso e sinuoso, acompanhado, numa grande extensão, por um caminho que no passado era a principal ligação entre as povoações dispersas ao longo do vale.
A paisagem caracteriza-se por pinhais, matos e zonas agrícolas. Assinalam-se também os aluviões cultivados nas margens das ribeiras e os terrenos dispostos em socalcos. O lagar de varas da Barroca escura, os poços de broca, locais onde o curso das águas é desviado, as levadas e os muros de pedra que protegem os campos agrícolas nas margens da ribeira são algumas das referências arquitetónicas a observar.
Esta rota tem uma derivação – Vasco Esteves de Cima -, a cerca de 4,7 km do início.
Fonte e Fotos Câmara Municipal de Seia. PR13 SEI - Rota da Ribeira de Alvoco.
ROTA
Início e fim: Capela de Santo António, Alvoco da Serra | Igreja Matriz, Vide.
Coordenadas: 40.294833, -7.671283 | 40.294559, -7.784335
Épocas aconselhadas: Todo o ano.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de Turismo de Seia: 238 317 762
GNR (Agp. Montanha): 961 188 070
SOS Ambiente e Território: 808 200 520
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.