Este percurso pedestre evolui em grande parte nas encostas da Serra da Lousã fazendo a ligação do Castelo da Lousã e da ermida de Nossa Sra. da Piedade com duas emblemáticas Aldeias do Xisto desta serra, o Talasnal e o Casal Novo.
É um trilho considerado uma viagem no tempo, pois repete os passos dos antigos habitantes destas aldeias serranas nos únicos acessos que tinham para descer à vila da Lousã.
Saindo do Castelo, no sentido aconselhado, segue-se pelo caminho de acesso à Central Hidroelétrica da Ermida, uma peça de arqueologia industrial construída em 1927 para fornecer luz à vila e energia para a Fábrica de Papel. A partir deste ponto seguimos por um estreito e íngreme trilho que serpenteia na encosta em direção às Aldeias do Xisto. O percurso, relativamente protegido em todas as estações do ano, é enquadrado quase sempre por vegetação densa, oferecendo magníficas paisagens.
Um pouco antes de chegar a Talasnal encontra-se a variante (PR2.1) que leva de regresso à Ermida e à praia fluvial, já nas imediações do Castelo.
Fonte e Fotos Câmara Municipal da Lousã | maio2024
ROTA
Início e fim: Castelo da Lousã.
Coordenadas: 40.100833-8.235555
Épocas aconselhadas: Todo o ano.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de Turismo da Lousã: 239 990 040
GNR (Lousã): 239 990 060
Bombeiros Municipais da Lousã: 239 990 530
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.