rua na aldeia do xisto de talasnal

Talasnal, uma das típicas Aldeias do Xisto da Serra da Lousã.

SERRA DA LOUSÃ,
ROTA DAS ALDEIAS DO XISTO DA LOUSÃ

Este percurso pedestre evolui em grande parte nas encostas da Serra da Lousã fazendo a ligação do Castelo da Lousã e da ermida de Nossa Sra. da Piedade com duas emblemáticas Aldeias do Xisto desta serra, o Talasnal e o Casal Novo.

É um trilho considerado uma viagem no tempo, pois repete os passos dos antigos habitantes destas aldeias serranas nos únicos acessos que tinham para descer à vila da Lousã.

Saindo do Castelo, no sentido aconselhado, segue-se pelo caminho de acesso à Central Hidroelétrica da Ermida, uma peça de arqueologia industrial construída em 1927 para fornecer luz à vila e energia para a Fábrica de Papel. A partir deste ponto seguimos por um estreito e íngreme trilho que serpenteia na encosta em direção às Aldeias do Xisto. O percurso, relativamente protegido em todas as estações do ano, é enquadrado quase sempre por vegetação densa, oferecendo magníficas paisagens.

Um pouco antes de chegar a Talasnal encontra-se a variante (PR2.1) que leva de regresso à Ermida e à praia fluvial, já nas imediações do Castelo. 

Fonte e Fotos Câmara Municipal da Lousã | maio2024

 

ROTA

Início e fim: Castelo da Lousã.

Coordenadas: 40.100833-8.235555

Épocas aconselhadas: Todo o ano.

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Turismo da Lousã: 239 990 040

GNR (Lousã): 239 990 060

Bombeiros Municipais da Lousã: 239 990 530

4,5Km Distância
Circular Tipo
3h Duração
223m Alt. Mínima
574m Alt. Máxima
Fácil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.