picoto no topo da serra de opa

Topo da Serra de Opa, a 867 metros de altitude.

SERRA DE OPA,

Descubra os tesouros naturais e históricos da rota da Serra de Opa.

A Rota da Serra de Opa é um percurso pedestre obrigatório para os amantes da natureza e da história. Com início e fim junto ao painel informativo próximo da Associação dos Amigos do Vale da Senhora da Póvoa, este trilho conduz os visitantes desde o centro desta pequena aldeia situada na Estrada Nacional 233, que liga Sabugal a Penamacor, até ao ponto mais elevado da serra, a 867 metros de altitude.

Apesar dos seus quase 14 km de extensão e um grau de dificuldade moderado, em particular na fase inicial, esta rota é uma experiência única de contacto com a geologia e o património cultural da região.

igreja paroquial do Vale da Senhora da Póvoa

Igreja paroquial do Vale da Senhora da Póvoa, vista do fundo a Alameda dos Balcões,

Uma caminhada entre história e natureza

A caminhada segue ao longo da cumeada da serra, rumo a Sortelha-a-Velha, onde podem ser explorados vestígios de um antigo povoado fortificado. Ali, através de uma pequena derivação do trilho principal, é possível visitar este local onde se encontram marcas da Idade do Ferro, da Época Romana e da Idade Média.

Após esta paragem histórica e regressados ao trilho principal, os caminhantes são levados ao ponto de partida, passando pela Ermida de Nossa Senhora da Póvoa e pela igreja paroquial desta pitoresca aldeia com belos traços arquitetónicos, como os patentes na Alameda dos Balcões.

pedra gigante no topo de uma montanha

Geoformas da Serra de Opa.

Um Património Geológico Único

O que torna a Serra de Opa especial é a sua impressionante formação geológica. Com um elevado interesse geomorfológico, esta serra destaca-se pela diversidade de rochas graníticas e xistentas, bem como pelo seu enquadramento tectónico singular. A influência das fraturas geológicas é evidente na sua paisagem, marcada por vertentes bem definidas e contrastes geológicos raros na região.

No topo, os visitantes podem observar impressionantes geoformas graníticas, que ajudam a compreender a evolução da Meseta Ibérica a norte da Serra da Malcata. Além disso, este ponto alto proporciona uma vista panorâmica deslumbrante sobre o norte do concelho de Penamacor, tornando a experiência ainda mais memorável.

Quem procura um destino que combine aventura, história e natureza, tem nesta rota uma opção a considerar. Venha e prepare-se para uma caminhada repleta de descobertas e paisagens magníficas.

Fonte e fotos Município de Penamacor | março 2025.

ROTA

Início e fim: Associação dos Amigos do Vale da Senhora da Póvoa .

Coordenadas: 40.276667554546, -7.201944

Épocas aconselhadas: Todo o ano, mas atenção às temperaturas nos picos do verão e do inverno.

DOCUMENTAÇÃO

Mapa e folheto informativo: aqui.

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Turismo do Penamacor: 277 394 106

Centro de Saúde: 277 391 022

GNR (Penamacor): 277 394 274

Bombeiros Voluntários de Penamacor: 277 394 122

13,8Km Distância
Circular Tipo
4h50m Duração
511m Desnível Acum.
511m Desnível Acum.
Moderado Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.