Paisagens que convidam à imersão na natureza.
A Rota da Patada da Mula é um percurso pedestre fascinante que combina história, natureza e vistas panorâmicas. O trilho tem início e fim junto ao painel informativo localizado próximo da Central Mini-hídrica do Meimão, um local onde os visitantes podem contemplar a paisagem envolvente da Serra da Malcata.
O trajeto inicia-se em direção a sudeste, acompanhando as margens da Ribeira da Meimoa. Quase a meio do percurso existe uma derivação que conduz os caminheiros a um importante achado arqueológico: uma gravura rupestre de podomorfos conhecida como Patada da Mula. Este vestígio, classificado como Património Arqueológico está em vias de classificação, representa um marco cultural de grande relevância para a região.
Retomando o percurso principal, o trilho sobe parte da encosta da Serra da Malcata, permitindo aos caminhantes explorar uma sucessão de cabeços arredondados compostos por rochas xistosas.
No ponto mais alto, os visitantes podem desfrutar de uma vista panorâmica deslumbrante sobre a albufeira da Ribeira da Meimoa e parte da Reserva Natural da Serra da Malcata.
Rosa albardeira.
Ao descer a encosta, especialmente no início da primavera, o trilho ganha ainda mais encanto com a floração das rosas albardeiras (Paeonia broteri), uma planta endémica da Península Ibérica que pinta a paisagem com tons vibrantes. Além disso, a rota atravessa habitats naturais que abrigam espécies emblemáticas, incluindo o raro lince-ibérico.
O troço final da Rota Patada da Mula percorre a margem da albufeira, proporcionando momentos de tranquilidade e observação junto à água, antes de regressar ao ponto de partida. A presença de água torna esta região muito rica em avifauna, característica que permite juntar uma agradável caminhada ao prazer da observação de aves.
Este percurso é uma oportunidade para quem deseja explorar a biodiversidade local, conhecer vestígios históricos e desfrutar de paisagens únicas. uma boa opção para quem deseja um passeio envolvente, rico em património e beleza natural.
Fonte e fotos Município de Penamacor | março 2025.
ROTA
Início e fim: Junto ao painel informativo localizado próximo da Central Mini-hídrica do Meimão
Coordenadas: 40.267500, -7.101389
Épocas aconselhadas: Todo o ano, mas atenção às temperaturas nos picos do verão e do inverno.
DOCUMENTAÇÃO
Folheto informativo: aqui.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de Turismo do Penamacor: 277 394 106
Centro de Saúde: 277 391 022
GNR (Penamacor): 277 394 274
Bombeiros Voluntários de Penamacor: 277 394 122
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.