É um percurso linear que tem início junto à Praia Fluvial da Barragem de Santa Luzia em direção ao dique da Barragem de Santa Luzia – uma das mais antigas de Portugal. Inaugurada em 1942, possui 76 metros de altura e um comprimento de coroamento de 115 metros.
Ao subir, o percurso passa na Capela de Santa Luzia e no miradouro, onde se pode contemplar as magníficas vistas sobre a barragem e a albufeira de Santa Luzia. Ao descer, passa a norte do lugar de Vale Grande. Aqui, pode-se contemplar a paisagem das imponentes cristas quartzíticas, que fazem de suporte à Barragem de Santa Luzia.
Seguindo por trilhos até aldeia de Cabril, conhecida pelas suas ruas estreitas e arquitetura singular, é fácil perder-se na imensidão do horizonte. O percurso segue depois em direção a Foz do Ribeiro.
Nesta aldeia é bem vincada a utilização do xisto na arquitetura. A pedra está presente em toda a edificação da aldeia com a arte ancestral da sobreposição.
Depois da aldeia, o rio Unhais, quase sempre presente, será atravessado para a margem esquerda. Seguindo por trilhos que atravessam uma paisagem selvagem, e onde o silêncio é apenas interrompido pelo som da água corrente do rio e pelo chilrear dos pássaros. Aqui, a paisagem é imaculada, uma vez que há poucos vestígios de civilização nas proximidades, até que se chega à aldeia da Ereira.
Deste ponto, o percurso segue por uma levada ao longo do vale do rio Unhais, em direção à Pampilhosa da Serra. Mais uma vez, a paisagem é deslumbrante, no entanto, com vestígios de alguns moinhos, que outrora moíam as produções de milho e centeio das encostas férteis do rio. Estas encostas eram também aproveitadas para o cultivo de cereais e hortícolas. O final culmina com a chegada à Pampilhosa da Serra.
NOTA: O percurso pode ser feito nos dois sentidos, embora o aconselhado seja Pampilhosa da Serra>Casal da Lapa. Embora não seja um percurso de dificuldade elevada, os mais de 18km de extensão poderão ser um desafio para os caminhantes menos experientes.
Fonte Folheto Informativo | Fotos Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra. Junho 2024.
ROTA
Início e fim: Pampilhosa da Serra | Casal da Lapa, Pampilhosa da Serra
Coordenadas: 40.044889, -7.947786 | 40.090135, -7.851993
Épocas aconselhadas: Todo o ano.
DOCUMENTAÇÃO:
Folheto informativo: fazer download.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de turismo da Pampilhosa da Serra: 235 590 323
GNR (Pampilhosa da Serra): 235 590 100
Bombeiros Voluntários da Pampilhosa da Serra: 235 590 100
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.