mulher preocupada a desfazer a mala das férias

Duas em cada cinco pessoas sofrem de síndrome pós-férias.

Síndrome pós-férias: Preparar o corpo e a mente para o regresso à rotina

Como evitar a síndrome pós-férias, carregar baterias e regressar ao trabalho cheio de energia.

Nem sempre é fácil voltar ao trabalho depois das férias. O regresso ao quotidiano da vida profissional pode provocar o que os especialistas de saúde chamam “síndrome pós-férias”. Este estado, também conhecido como depressão pós-férias, é uma perturbação adaptativa resultante de uma mudança súbita de hábitos, que tem sintomas como apatia, falta de entusiasmo, tristeza e cansaço. A parte boa é que é um estado passageiro e há formas de o mitigar.

A primeira é estar em boa forma física e mental para o regresso e ter estado de férias nem sempre é sinónimo de corpo e mente sã. Viagens grandes com jet lag, voos atrasados, um descuido com o sol que tenha originado um incómodo escaldão ou excessos alimentares, são apenas alguns episódios causadores de stress nas férias que podem contribuir para uma “síndrome pós-férias” mais severa e prolongada.

Fazer um retiro de curta duração para corrigir os excessos das férias e energizar o corpo e a mente faz diferença na altura de enfrentar o regresso à rotina do dia-a-dia e o contexto natural e de bem-estar das estâncias termais do Centro de Portugal é o ideal para o fazer. Eis três hipóteses a considerar:

piscina termal interior com jatos de água

Piscina interior das Termas de Unhais da Serra.

Termas de Unhais da Serra - Serra da Estrela
Acertar o relógio biológico

“Respira fundo”, é o conselho mais frequente perante um aperto da ansiedade. Ter um sistema respiratório saudável é meio caminho andado para ter um coração resistente às adversidades do dia-a-dia, e é esta a proposta das Termas de Unhais da Serra.

Localizadas na aldeia que lhes dá o nome, no sopé da Serra da Estrela, a química das águas minerais das Termas de Unhais da Serra é indicada para terapêuticas do sistema respiratório, digestivo, cardiovascular e circulatório, e músculoesquelético, um conjunto de qualidades perfeito para equilibrar o corpo e a mente depois de umas férias atribuladas e prepará-los para a reentre profissional.

Além das instalações modernas e de um corpo de profissionais experiente, as Termas de Unhais da Serra estão inseridas com complexo do H2otel Congress & Medical Spa que desenvolveu o Aquadome, nome dado a um conjunto de serviços termais, de bem-estar e lúdicos, que tornam qualquer estada numa experiência única.

Aproveite e faça uma caminhada num dos trilhos pedestres do Parque Natural da Serra da Estrela. Caminhar é terapêutico e no contexto paisagístico da mais alta montanha de Portugal, mais ainda.

espreguiçadeira à beira de uma piscina termal interior

Piscina interior das Termas de Luso.

Termas de Luso – Mata do Bussaco
Corrigir os “abusos de boca”

Quem não comeu demais nas férias, ponha o dedo no ar. Pois. Jantares de família, de amigos, o “tudo incluído” e a gastronomia portuguesa não facilitam. É tão normal que tenha cometido alguns excessos alimentares como é importante corrigi-los.

A alimentação é fundamental para ter a saúde mental necessária para contrariar as adversidades do regresso ao dia-a-dia, e o programa “Termalismo e Nutrição” do Hotel de Luso, em parceria com as Termas de Luso, compromete-se a reeducar apetites, recuperar silhuetas e autoestimas.   

Além da obrigatória consulta médica antes dos tratamentos termais, este programa termal e de bem-estar inclui consulta e acompanhamento nutricional e um programa de exercício físico, ensinamentos que pode levar e praticar no dia-a-dia após a estada.

Se for até lá, não deixe de aproveitar a proximidade da Mata Nacional do Bussaco. É um espaço único de contemplação e imersão na natureza, que está em processo de certificação junto do International Certification Office Healing Forest para se tornar a primeira floresta terapêutica em Portugal. Aproveite para passear pela mata e se puder faça um “Banho de Floresta”, uma prática ancestral japonesa, que complementa muito bem a terapêutica termal.

fonte das termas de monfortinho

Fonte Santa das Termas de Monfortinho.

Termas de Monfortinho - Geopark Naturtejo
Um centro para cuidar da pele

Costuma-se dizer que “um bom bronzeado é meio caminho andado”. Verdade. Uma pele saudável é bom para a autoestima e para a imagem, mas expor o maior órgão do corpo humano a elevados níveis de raios ultravioleta comporta riscos.

Depois das férias, convém ter alguns cuidados com a pele e um dos melhores locais para a mimar é o Centro Termal da Pele das Termas de Monfortinho. Devido ao elevado teor de sílica, as águas da Fonte Santa de Monfortinho favorecem a regeneração da pele, uma característica que combinada com tratamentos hidroterapêuticos e técnicas de bem-estar são o tónico ideal antes do regresso ao quotidiano.

A experiência será ainda mais rica se ficar alojado na Herdade do Clube de Tiro de Monfortinho. Com cerca de 500 hectares e um contexto natural fantástico, é o local certo nesta zona da raia para preparar o regresso ao trabalho.  Além da piscina e do restaurante, é possível fazer passeios pedestres e de bicicleta dentro da herdade e até safaris noturnos para observação da fauna local.

Nas imediações, a Aldeia Histórica de Monsanto e Penha Garcia são locais de visita obrigatória nesta região do Geopark Naturtejo.

home de negócios a olhar para um edifício alto

Camla. O síndrome pós-férias é um estado passageiro.

Conselhos para evitar o síndrome pós-férias

Organização. É a palavra-chave e a segunda forma de evitar a síndrome pós-férias. Tanto a nível profissional como pessoal há coisas que pode fazer para mitigar ou evitar a síndrome pós-férias.

  1. Evite um regresso brusco
    Regresse de férias alguns dias antes de retomar funções. Desta forma evita-se um maior choque.
  2. Acerte o sono
    Durante esses dias antes de retomar funções, acerte o ritmo. Durma pelo menos 7 horas e acorde à hora de um normal dia de trabalho. Vai ajudar.
  3. Comece devagar
    É provável que tenha “mil” mails para ler. Vá com calma, não transforme o retorno à vida profissional numa corrida.
  4. Socialize
    Partilhe as experiências das férias com familiares e colegas de trabalho e oiça as deles. É uma espécie de terapia de grupo. Afinal, muitos deles estão a passar ou já passaram pelo mesmo.
  5. Inicie ou retome a atividade física
    A atividade física é terapêutica. Liberta a cabeça de pensamentos negativos. Se for em grupo, melhor.
    Pense positivo
    Vai passar. A síndrome pós-férias é uma perturbação adaptativa passageira que dura entre duas a três semanas. Todavia, caso se prolongue ou acentue, não hesite em procurar ajuda profissional.

Fonte iNature, medis.pt. cuf.pt | Fotos Freepik - @stockking, iNature,| Setembro 2024.