Conceito
Animação Turística
Tipo
Espeleologia, Programas familiares.
Localização
Mira de Aire, Porto de Mós (Serras d'Aire e Candeeiros)
Descobertas em 1947, quando se fez a primeira descida à Gruta dos Moinhos Velhos, as hoje conhecidas por Grutas de Mira de Aire foram-se revelando à velocidade das expedições espeleológicas realizadas durante várias décadas, até que em 1974, após várias obras de acessibilidade e asseguradas as condições de segurança, as grutas começaram a receber os primeiros visitantes.
Desde então fizeram-se inúmeras descobertas de galerias, poços, lagos, rios subterrâneos e formações geológicas de relevância que ainda hoje são estudadas por geólogos e espeleólogos, mas o tempo tornou-as numa verdadeira atração natural.
Com 12 mil metros de extensão, 600 dos quais visitáveis pelo público em geral, estas são as maiores grutas turísticas de Portugal.
Devido à tecnologia e engenharia disponíveis, descer às grutas é uma experiência imersiva nas profundezas da Terra. Iluminadas e com efeitos de luzes coloridas que realçam a beleza das estalagmites e estalactites esculpidas pela água, conseguem hipnotizar de deslumbre com a beleza das formas e o som constante da água.
Locais como a "Fonte das Pérolas", as "Galerias do Polvo", o "Órgão", o "Rio Negro" e o "Areal" no fundo da Galeria Grande, são tão deslumbrantes que em 2010, as grutas foram eleitas uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
A visita às grutas pode fazer-se em duas modalidades: uma dita normal, com a duração de uma hora, e a “Visita 5 Sentidos”, uma experiência mais profunda. Nesta modalidade, os visitantes são acompanhados por um espeleólogo, guarnecidos do equipamento indispensável – capacete, lanterna e água - e convidados a sair do percurso normal para uma galeria paralela onde sentiram a verdadeira adrenalina da descoberta (ver condições da visita).
Porém, a visita às grutas não se esgota no subsolo. Há superfície há um mundo para descobrir e as condições ideais para proporcionar uma experiência memorável aos visitantes.
Além de estacionamento, o espaço está equipado com restaurante e bar, loja de recordações, um museu e uma pequna quinta pedagógica que faz as delícias de miúdos e graúdos e uma sala de exposições que conta a história deste monumento natural, e até alojamento.
É um espaço ideal para um passeio em família, capaz de originar recordações para a vida e semear conhecimento que jamais se esquecerá.
Restaurante
Além do restaurante exterior, é possível agendar eventos gastronómicos no interior da gruta.
Museu do Fóssil
Um museu repleto de conhecimento e da história geológica da região. Existem ainda duas salas de exposição (fotografia e minerais).
Alojamento
O espaço dispõe de 13 bungalows com tipologias T0 a T2. Conheça as opções.
As Grutas de Mira de Aire são um conjunto de grutas calcárias - Gruta dos Moinhos Velhos e Gruta da Comenda – originadas há mais de 150 milhões de anos, no período Jurássico médio, quando os dinossauros andavam por ali, como atestam os rastos patentes no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém – Torres Novas.
São formações que derivam a erosão dos solos calcários pela água, fenómeno característico do Maciço Calcário Estremenho que abarca a Serra de Aires, a Serra dos Candeeiros, e o Planalto de Santo António, conferindo-lhes uma paisagem com características naturais ímpares que levou à criação do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
Uma das relíquias naturais deste território é a Polje de Minde, um lago temporário que chega a ter 2,5 quilómetros de comprimento por 800 metros de largura e 15 metros de profundidade. Parte das grutas está por baixo deste também conhecido como “Mar de Minde”.
Localização:
As grutas situam-se na vila de Mira de Aire, concelho de Porto de Mós.
Como chegar:
Veja neste mapa o melhor caminho desde a sua localização.
HORÁRIO
PREÇOS
RESERVAS
@iNature | Fonte e fotos Grutas de Mira de Aire | julho 2024.