Reconquinho: ponte serve de prancha aos mais corajosos.
Conhecida pelo relevo acidentado e cristas quartzíticas, a Serra do Bussaco é também atravessada pelo rio Mondego a caminho da cidade de Coimbra e do mar, na Figueira da Foz. É neste rio, o maior exclusivamente português, que surge a primeira sugestão de praia fluvial galardoada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) para conhecer nesta região, a Praia Fluvial do Reconquinho.
Situada na margem esquerda do rio Mondego, em frente à vila de Penacova, a Praia Fluvial do Reconquinho é a segunda praia fluvial deste rio.
É uma praia com um areal gigante que faz as delícias das crianças, convida a estender a toalha e contemplar a natureza das margens do rio Mondego e a pitoresca vila de Penacova.
COMO CHEGAR
Clique e veja no mapa como chegar à praia do Reconquinho a partir da sua localização
Mas é também uma praia que incita à aventura. Há caiaques para explorar as margens do rio, espaços para a prática de desporto no areal e a ponte de madeira que atravessa o Mondego desafia os banhistas a uns mergulhos acrobáticos. Isto, claro, com a prudência e segurança que se exigem.
Nas imediações da praia fluvial existem curtos percursos pedestres para intervalar os mergulhos. São ótimos para conhecer a natureza local mas, para quem vai com tempo, recomenda-se a realização do PR5 PCV – Livraria do Mondego, que tem início no Largo Alberto Leitão, em Penacova.
Além de dar a conhecer um dos geossítios mais imponentes da região, a "Livraria do Mondego", é um passeio pelas deslumbrantes paisagens das margens do rio Mondego com direito a vista para a foz do rio Alva, um importante afluente do rio Mondego.
Cenário encantador.
A jusante da Barragem de Fronhas, encontramos de novo a corrente do rio Alva que nos faz regressar ao concelho de Penacova e à União das Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio do Mondego, onde se encontra um pequeno paraíso, a Praia Fluvial do Vimieiro.
As infraestruturas desta praia fluvial encontram-se na margem direita do rio Alva, mas o dique que atravessa o rio dá origem a dois açudes de águas cristalinas e permite o acesso à margem esquerda, onde apesar do espaço ser mais natural é possível encontrar um cantinho mais recatado e uma praia quase privada.
Além dos vários espaços de lazer, há gaivotas para alugar e, também aqui, um moinho de água (azenha) para apreciar e compreender. É um bom espaço para arrefecer as temperaturas do verão e adequado para famílias com crianças.
CONTACTOS ÚTEIS: Posto de Turismo de Penacova - 239 470 300
COMO CHEGAR
Clique e saiba como chegar à Praia Fluvial do Vimieiro a partir da sua localização
A mais recente Bandeira Azul do concelho de Penacova.
No coração do concelho de Penacova, entre as aldeias de Laborins e Hombres, esconde-se um verdadeiro recanto de tranquilidade e beleza natural: a Praia Fluvial do Cornicovo. Recém-distinguida com a Bandeira Azul em 2025, esta praia fluvial é agora uma das três da região com este selo de qualidade ambiental, ao lado das Praias Fluviais do Reconquinho e do Vimieiro.
A praia desenvolve-se nas margens serenas do rio Alva, e convida ao descanso, à aventura suave e ao reencontro com a natureza, longe da agitação turística. O cenário envolvente – verdejante e pontuado por água límpida – torna este local um destino a descobrir por quem valoriza experiências autênticas e sustentáveis.
COMO CHEGAR
Veja no mapa como chegar à Praia Fluvial de Cornicovo a partir da sua localização
Apesar da sua simplicidade, o Cornicovo está bem preparado para receber visitantes que procuram conforto e funcionalidade:
A qualidade da água, classificada como excelente, oferece banhos refrescantes durante os meses quentes. Apesar de ter um fundo pedregoso, o que obriga a algum cuidado, a experiência global é tranquila e segura – ideal para famílias com crianças ou para quem prefere locais mais calmos.
Sugestão: Há um pequeno trilho que liga a Praia Fluvial do Cornicovo à vizinha Praia da Maria Delgada. É um percurso acessível e interessante para conhecer a pitoresca aldeia de Hombres e permite contemplar a natureza e a biodiversidade desta região.
Fonte e fotos iNature, Município de Penacova | junho 2025