banhistas a merfulhar na praia fuvial do pego

Praia Fluvial do Pedo: Uma piscina natural escupida na rocha.

Praias Fluviais no Geopark Naturtejo

Conheça as três praias fluviais mais bonitas do distrito de Castelo Branco e do território do Geopark Naturetjo e passe por lá este verão.

Praia Fluvial do Pego

Bar | Restaurante | WC | Zona Balnear | Estacionamento.

A Praia Fluvial do Pego situa-se na aldeia de Penha Garcia, concelho de Idanha-a-Nova, em pleno território do Geopark Naturtejo. Na origem desta zonal balnear está uma levada com início na Barragem de Penha Garcia - onde se guardavam as águas do rio Pônsul -, para alimentar um moinho que servia a aldeia, mas como em certas ocasiões a água era tanta foi aberta uma saída num ponto alto que deu origem a uma cascata cuja água se acumula num pego. 

A queda de água e o pego, cercado por imponentes escarpas é, por si só, um cenário extraordinário, mas ir ali somente para dar uns mergulhos é redutor.

COMO CHEGAR
Saiba como chegar à Praia Fluvial do Pego a partir da sua localização..

Esta piscina natural, como também é conhecida, está em pleno Parque Icnológico de Penha Garcia. No lugar da agora água doce, fria e cristalina, esteve o mar há 480 milhões de anos, e nas imponentes escarpas que circundam o local, as camadas verticalizadas de quartzito guardam o testemunho desses tempos nas centenas de icnofósseis ali existentes que contam a história da vida dos oceanos antes da existência dos peixes.

Mergulhe à vontade, mas não perca a oportunidade de conhecer melhor este importante geossítio do Geopark Naturtejo. Visite a Casa dos Fósseis e faça a Rota dos Fósseis. Este pequeno percurso pedestre circular, que se faz em pouco mais de uma hora, permite desfrutar de paisagens extraordinárias. Aproveite também para conhecer a pitoresca aldeia de Penha Garcia.

Caso viaje em modo de fim-de-semana ou miniférias, acrescente alguma história e cultura ao passeio. A pouco mais de 15 minutos de carro - 12 km - está a Aldeia Histórica de Monsanto, uma visita obrigatória para conhecer as gentes e o passado desta magnífica região.

praia-fluvial-açude-pinto

Praia Fluvial de Açude Pinto, um tónico de frescura na região de Oleiros.

Praia Fluvial de Açude Pinto, Oleiros

Bar | Restaurante | WC | Balneários | Parque infantil | Estacionamento.

No extremo oposto do Geopark Naturtejo, esta praia fluvial é o local ideal para um dia bem passado em contexto natural em família. Situada na proximidade da vila de Oleiros, nas margens da ribeira de Oleiros, a Praia Fluvial de Açude Pinto é um espaço a pensar no bem-estar dos banhistas que procuram o conforto em comunhão com a natureza.

As águas são cristalinas, os relvados extensos com sombras em abundância, e as infraestruturas, modernas e bem enquadradas na paisagem. 

É bem provável que o ambiente agradável e divertido desta praia fluvial convide a uma estadia mais longa. Se for esse o caso, sugerimos que fique hospedado logo ali ao lado da praia fluvial, no Camping Oleiros. É um parque de campismo com uma mistura harmoniosa entre conforto e natureza, e além dos belos espaços para a prática de campismo puro, com tenda, tem bungalows equipados a rigor e cheios de pormenores e imaginação que fazem as delícias dos hóspedes.

COMO CHEGAR
Saiba como chegar à Praia Açude do Pinto a partir da sua localização.

Com o porto de descanso assegurado, parta à descoberta. A Praia Fluvial do Açude Pinto está na região do Pinhal Interior, a zona do país com maior densidade florestal. Para perceber a importância da floresta como património natural do planeta e, em particular, das atividades associadas a ela nesta região, passe pelo Centro de Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova. A viagem faz-se em cerca de 30 minutos por entre vales, pitorescas aldeias e paisagens que vai querer registar curva após curva.

É também uma zona de excelência para quem gosta de fazer caminhadas. Existem algumas rotas com início na praia fluvial. São na generalidade percursos curtos de dificuldade reduzida, ótimos para um curto passeio pela natureza local.

Se a vontade for mais arrojada, sugerimos uma breve deslocação – 30 minutos - à aldeia de Orvalho onde começa e acaba a Georota do Orvalho (PR3) onde, entre outros pontos de interesse, poderá contemplar a bela Cascata da Fraga de Água d’Alta

Açude da praia fluvial do sesmo, castelo branco

Praia Fluvial do Sesmo, concelho do Castelo Branco.

Praia Fluvial do Sesmo

Bar | Restaurante | WC | Zona Balnear | Rampa p/pessoas com mobilidade reduzida | Estacionamento

Imagine que está na região de Castelo Branco num tórrido dia de verão e precisa de se refrescar, mas não gosta de piscinas cheias de gente e de cloro. A solução está a cerca de meia hora de distância, na Praia Fluvial do Sesmo, localizada na aldeia com o mesmo nome -. Sesmo -, localizada na freguesia de Sarzedas, na zona oeste do concelho de Castelo Branco e do território do Geopark Naturtejo.

A Praia Fluvial do Sesmo é composta por um açude que trava as águas da ribeira do Pomar, um afluente do rio Ocreza, dando origem a uma extensa piscina natural que faz as delícias de miúdos e graúdos.

COMO CHEGAR
Saiba como chegar à Praia Fluvial do Sesmo a partir da sua localização.

Embora pequeno, o espaço contíguo ao açude é muito agradável e tem todas as condições para um dia em família ou para uma escapada refrescante com petisco e dois dedos de conversa. Mas não só.

A montante do açude, junto ao leito da ribeira, existe um pequeno carreiro ao lado de uma levada que convida a mergulhar nas galerias ripícolas e na biodiversidade local, rica em peixes e pequenas aves que por ali buscam a frescura da sombra.

Fonte e fotos iNature Idalécio Francisco e Município de Oleiros | junho 2025.