Praia Fluvial do Pego, Penha Garcia, Idanha-a-Nova.

PRAIAS FLUVIAIS NO GEOPARK NATURTEJO

Existem mais de uma centena de Praias Fluviais e Zonas Balneares na região Centro de Portugal. Fomos à procura das existentes no Geopark Naturtejo e encontrámos duas que são o pretexto perfeito para um mergulho refrescante e uma visita ao território do Geoparque mais antigo de Portugal. 

 

Praia Fluvial do Pego, Penha Garcia - Idanha-a-Nova (Zona Balnear)

Bar | Restaurante | WC | Zona Balnear | Época balnear: junho a setembro.

A origem desta Zona Balnear (foto 1) é uma levada com início na Barragem de Penha Garcia - onde se guardam as águas do rio Pônsul -, para levar a água ao moinho que servia aldeia, mas como em certas ocasiões a água era tanta foi aberta uma saída num ponto alto que deu origem a uma cascata cuja água se acumula num pego.

A queda de água e o pego, cercado por imponentes escarpas é, por si só, um cenário extraordinário, mas ir ali somente para dar uns mergulhos é redutor. A Praia Fluvial do Pego, como é conhecida, está em pleno Parque Iconológico de Penha Garcia. No lugar da agora água doce, fria e cristalina, esteva o mar há 480 milhões de anos, e nas imponentes escarpas que circundam o local, as camadas verticalizadas de quartzito guardam o testemunho desses tempos nas centenas de icnofósseis ali existentes que contam a história da vida dos oceanos antes da existência dos peixes.

Mergulhe à vontade, mas não perca a oportunidade de conhecer melhor este importante geossítio do Geopark Naturtejo. Visite e a Casa dos Fósseis e faça a Rota dos Fósseis. Este pequeno percurso pedestre circular, que se faz em pouco mais de uma hora, permite desfrutar de paisagens extraordinárias. Aproveite também para conhecer a pitoresca aldeia de Penha Garcia.  

Calcule AQUI o tempo de viagem até esta praia fluvial.

Caso viaje em modo de fim de semana ou miniférias, acrescente alguma história e cultura ao passeio. A pouco mais de 15 minutos de carro - 12 km - está a Aldeia Histórica de Monsanto, uma visita obrigatória para conhecer as gentes e o passado desta magnífica região. Por fim, depois do passeio e dos mergulhos, aconselhamos uma visita relaxante às termas mais antigas do país, as Termas de Monfortinho. Da "Fonte Santa", como é conhecida a nascente, jorram águas indicadas para várias terapêuticas, mas se a ideia for apenas relaxar após um dia preenchido, conheça aqui os vários circuitos termais propostos.

E porque o descanso e a alimentação fazem parte do passeio sugerimos que deixe as malas na Herdade do Clube de Tiro de Monfortinho. Com alojamentos imersos na natureza da campina da Beira Baixa, piscina, um lago que permite várias atividades e um restaurante onde pode desfrutar da gastronomia local, é bem provável que decida ficar mais uns dias na região.

Praia Fluvial Açude do Pinto, Oleiros.Praia Fluvial de Açude Pinto, Oleiros

Bar | Restaurante | WC | Balneários | Parque infantil | Bandeira Azul | Época balnear: junho a setembro.

No extremo oposto do Geopark Naturtejo, esta praia fluvial é o local ideal para um dia bem passado em contexto natural em família. Situada na proximidade da vila de Oleiros, nas margens da ribeira de Oleiros, a Praia Fluvial Açude Pinto (foto 2) é um espaço a pensar no bem-estar dos banhistas que procuram o conforto em comunhão com a natureza. As águas são cristalinas, os relvados extensos com sombras em abundância, e as infraestruturas, modernas e bem enquadradas na paisagem, características que lhe conferem os galardões de Parai Fluvial com Bandeira Azul 2023 e Praia Acessível. É, sem dúvida, um local de excelência para famílias com crianças.

Calcule AQUI o tempo que demora até esta praia fluvial.

É por isso bem provável que o ambiente agradável e divertido desta praia fluvial convite a uma estadia mais longa. Se for esse o caso, sugerimos que fique hospedado logo ali ao lado da praia fluvial, no Camping Oleiros. É um parque de campismo com uma mistura harmoniosa entre conforto e natureza, e além dos belos espaços para a prática de campismo puro, com tenda, tem bungalows equipados a rigor e cheios de pormenores e imaginação que fazem as delícias dos hóspedes. Conheça-os melhor AQUI.

Com o porto de descanso assegurado, parta à descoberta. A Praia Fluvial do Açude Pinto está na região do Pinhal Interior, a zona do país com maior densidade florestal. Para perceber a importância da floresta como património natural do planeta e, em particular, das atividades associadas a ela nesta região, passe pelo Centro de Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova. A viagem faz-se em cerca de 30 minutos por entre vales, pitorescas aldeias e paisagens que vai querer registar curva após curva.

É também uma zona de excelência para quem gosta de fazer caminhadas. Existem algumas rotas com início na praia fluvial. São na generalidade percursos curtos de dificuldade reduzida, ótimos para um curto passeio pela natureza local. Se a vontade for mais arrojada, sugerimos uma breve deslocação – 30 minutos - à aldeia de Orvalho onde começa e acaba a Georota do Orvalho (PR3) onde, entre outros pontos de interesse, poderá contemplar a bela Cascata da Fraga de Água d’Alta. Se souber a pouco, encontre AQUI outras alternativas.

Como tudo isto requer energia, não deixe de experimentar a rica gastronomia da região, sobretudo a iguaria mais famosa, o Cabrito Estonado. Para isso, aproveite para conhecer o restaurante Adega dos Apalaches, na aldeia de Roqueiro, a pouco mais de dez minutos da praia fluvial. Delicie-se com a cozinha típica deste restaurante e aproveite para conhecer a cofundadora deste projeto gastronómico ímpar, Conceição Rocha. Acredite, é uma experiência de encher a barriga e a alma.

Ler também:

@inature 2023. Praias Fluviais da Nossa Natureza. Fotos: Idalécio Francisco e Município de Oleiros.