Praia Fluvial do Agroal

Agroal - Águas cristalinas e termais para refrescar o verão.

Praias Fluviais nas Serras de Aire e Candeeiros

No território do Maciço Calcário Estremenho, a água move-se escondida no subsolo, mas quando aparece produz locais de beleza ímpar. Estas duas praias fluviais são exemplos disso mesmo. 

Praia Fluvial do Agroal

Natureza, bem-estar e lenda nas margens do Nabão

Na pequena aldeia de Agroal, no concelho de Ourém, esconde-se uma das mais singulares praias fluviais do Centro de Portugal. Aqui, uma nascente cristalina junta-se ao rio Nabão, criando um cenário natural que combina lazer, património termal e riqueza ambiental, a Praia Fluvial do Agroal.

Além de puras e frias as águas da nascente que origina a praia fluvial são reconhecidas pelas propriedades terapêuticas, estando associadas a tratamentos naturais para problemas de pele e gastrointestinais, propriedades que estiveram na génese das Termas do Agroal.

COMO CHEGAR
Saiba qual o melhor caminho até à Praia Fluvial do Agroal a partir da sua localização.

A Praia Fluvial do Agroal está equipada para proporcionar um dia agradável e confortável em plena natureza:

  • Piscina natural requalificada, onde a água brota da nascente e desce em cascata até ao rio Nabão;
  • Espaço para estender a toalha e relaxar;
  • Zonas de lazer e sombra natural, ideais para convívios em família ou entre amigos;
  • Acesso fácil e ambiente cuidado.

 

Além dos banhos refrescantes, o Agroal oferece experiências que enriquecem qualquer visita. É o caso do Parque Natureza do Agroal. Situado a montante da praia acolhe um jardim interpretativo da flora local, que promove a educação ambiental de forma acessível e envolvente. O espaço está acessível através do Passadiço do Agroal, um percurso pedestre que revela a biodiversidade do vale do Nabão e convida a observar a paisagem com outros olhos.

Combinando valores naturais, bem-estar e história, a Praia Fluvial do Agroal é muito mais do que um lugar para mergulhar — é um destino para sentir e, claramente, uma opção para refrescar este verão.

Contactos úteis: Posto de Turismo de Ourém - 910 502 917

Praia Fluvial dos Olhos d'água do alviela

Zona Balnear dos Olhos d’Água do Alviela

Pura diversão no coração do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, na freguesia de Louriceira, concelho de Alcanena, encontra-se um dos lugares mais refrescantes para descobrir nos dias quentes de verão: a Zona Balnear dos Olhos d’Água do Alviela.

Situada junto à nascente do rio Alviela, esta praia fluvial oferece um contacto direto com águas límpidas e cristalinas, num cenário de rara beleza natural. É um espaço ideal para famílias, grupos de amigos ou quem procura simplesmente uma pausa revitalizante no interior do país.

Combinando natureza e conforto, a zona balnear dos Olhos d’Água está equipada para proporcionar um dia bem passado ao ar livre, com várias valências que respondem às necessidades de diferentes perfis de visitantes:

  • Açudes de pouca profundidade, ideais tanto para crianças como para adultos;
  • Parque infantil e campo de jogos, perfeitos para momentos de atividade;
  • Espaços relvados e sombreados, para banhos de sol ou sestas tranquilas;
  • Parque de merendas bem equipado, com mesas, grelhadores e sombra natural;
  • Bar/restaurante, com refeições leves e petiscos disponíveis ao longo do dia

 

Nas imediações, destaca-se ainda o Parque de Campismo de Alcanena, uma opção prática e acessível para quem deseja prolongar a estadia ou experimentar a vida ao ar livre num ambiente seguro e tranquilo.

Contactos úteis: União das Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro - 249 882 165 | Posto de Turismo de Alcanena - 249891136.

Fonte e Fotos iNature Município de Alcanena e Município de Ourém| julho 2025 | Praias Fluviais nas Serras de Aire e Candeeiros.