As Grutas da Moeda situam-se em S. Mamede, concelho da Batalha, apenas a 2km de Fátima. A sua descoberta aconteceu em 1971, por dois caçadores que perseguiam uma raposa que se terá refugiado num algar existente no meio do bosque. Movidos pela curiosidade, entraram e percorrendo o seu interior aperceberam-se da sua beleza natural, com galerias repletas de inúmeras formações calcárias.

Durante vários meses o local foi sendo explorado pelos dois homens, permitindo a descoberta de várias galerias que se viriam a revelar de interesse científico e turístico e que hoje fazem parte da área visitável da gruta. Posteriormente, uma equipa de geólogos e espeleólogos confirmou o seu interesse científico, havendo desde esta fase e até aos dias de hoje, uma profunda preocupação na preservação rigorosa da gruta e de toda a área envolvente.

A cada uma das salas e galerias foram atribuídas denominações, sugerindo diferentes imagens: Lago da Felicidade, Sala do Presépio, Pastor, Cascata, Cúpula Vermelha, Marítima, Capela Imperfeita, Abóbada Vermelha e Fonte das Lágrimas. A extensão visitável da Gruta é de 350 metros e a sua profundidade é de 45 m abaixo da cota de entrada. A temperatura ronda os 18.º C, mantendo-se constante todo o ano.

Fonte Grutas da Moeda

PROGRAMAS

A Gruta e o Cica gm

Visitas guiadas à gruta e ao Centro de interpretação Científico-ambiental (CICA gm). (Ver programa)

Atividades Outdoor

4 Programas adequados ao tempo e 
à dinâmica dos visitantes (Ver programas)

Escolas

Programas e workshops indicados aos vários ciclos de ensino. (Ver programas)

Contactos

Grutas da Moeda Largo das Grutas da Moeda s/n

2495-028 São Mamede